Título: | CRIANÇAS, ADULTOS E AS INTERAÇÕES NA ESCOLA: ENCONTROS NO COTIDIANO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
GISELLE REZNIK WAJSBROT ZLOT |
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Colaborador(es): |
SONIA KRAMER - Orientador |
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Catalogação: | 12/JUN/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19624&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19624&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19624 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta dissertação, realizada em uma escola particular do município do Rio de
Janeiro, tem o objetivo de estudar as interações entre os sujeitos, tanto adultos
como crianças, nas salas de aula e na escola. Priorizou-se no estudo as interações
dos sujeitos entre si e com o conhecimento, objetivando conhecer/compreender a
partir das práticas se espaços e rotinas de colaboração são (ou não) construídos.
Para tanto, a pesquisa foi de cunho qualitativo, tendo como metodologia a
observação (utilizando caderno de campo) em duas salas de aula e na escola,
conversas informais com adultos e entrevistas com a gestão, bem como análise de
documentos da escola. Os entendimentos e viéses das interações tendo como pano
de fundo a colaboração foram se mostrando e sugerindo categorias de análise
exploradas no trabalho. Para interlocução com o tema, os teóricos utilizados foram
Mikhail Bakhtin, Lev Vigotski, sociólogos da infância como William Corsaro e
outros pensadores da infância e das interações. O primeiro capítulo apresenta o
objeto de estudo, dialogando com a trajetória da pesquisadora. O capítulo aborda
desde a formulação teórica das questões até a entrada no campo, bem com as
estratégias de pesquisa. O segundo capítulo apresenta as fundamentações teóricas
que embasaram a pesquisa e a interlocução com o campo e com os sujeitos, bem
como as análises construídas. O terceiro capítulo propõe uma abordagem com
relação às interações na escola que foram analisadas pela pesquisadora como
aspectos que constroem um eixo de concepções, de objetivos e práticas da escola.
Nas considerações finais são retomados os sentidos das interações e da
colaboração encontrados, que permitem pensar nas interações nas escolas. A
perspectiva da criança como sujeito histórico e social, que produz cultura ao
mesmo tempo em que nela está inserida, trouxe a criança para o centro da
pesquisa e para as análises propostas.
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