Título: | A POLÍTICA SOB O PRINCÍPIO DO AMOR MUNDI: DIÁLOGO COM HANNAH ARENDT | |||||||
Autor: |
BRUNO PERES FREITAS |
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Colaborador(es): |
ILDA LOPES RODRIGUES DA SILVA - Orientador |
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Catalogação: | 24/MAI/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19567&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19567&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19567 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O pensamento político de Hannah Arendt vem emergindo, nos diversos
campos do saber, como importante leitura e reflexão acerca das possibilidades da
Política enquanto ação em concerto na realização do interesse comum. O amplo
horizonte da teoria arendtiana indica também, pelo resgate e valorização da
dimensão interpessoal da aparência, a constituição de uma ética cuja perspectiva
se funda no cuidado e responsabilidade para com o mundo público, no
reconhecimento de que a cidadania se realiza na presença inexorável da
pluralidade humana. No conjunto da obra arendtiana sobressai a orientação de
amor pelo mundo, noção esta, no entanto, ainda pouco esclarecida em seu
pensamento. Neste sentido, este estudo se propõe a compreender o significado do
que Arendt denomina por amor mundi. Nesta perspectiva, a investigação
percorre a compreensão da Política segundo esta pensadora, na tentativa de
encontrar pistas que possam levar ao sentido original deste termo. Com este
objetivo, visita-se sua trajetória intelectual, aborda-se os principais temas com os
quais ela opera o sentido da liberdade política e seu autêntico esforço para
compreender a problemática da relação entre Filosofia e Política na tradição do
pensamento. Neste itinerário, vamos descobrindo o sentido do amor enquanto um
princípio inspirador que, unificando reflexão e ação, é capaz de atualizar as
condições da liberdade política e, assim, do próprio mundo enquanto comunidade
plural dos homens.
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