Título: | POLÍTICA PÚBLICA E PRÁTICA DOCENTE: QUANDO E COMO DIALOGAM NO ESPAÇO ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. | |||||||
Autor: |
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA - Orientador |
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Catalogação: | 02/MAI/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19496&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19496&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19496 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta pesquisa teve como objetivo analisar quais são as adaptações que estão ocorrendo na organização da prática docente de uma escola com bons resultados acadêmicos (pelos atuais sistemas de avaliação nacional), a partir das mudanças implantadas pelas políticas curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Buscamos especialmente investigar como os docentes estão interpretando tais mudanças no contexto escolar e suas percepções quanto aos efeitos das iniciativas. Como referencial teórico-metodológico, buscamos o Ciclo de Políticas, elaborado por Stephen Ball e colaboradores (1994), para compreender o processo de formulação da nova orientação curricular da SME/RJ a partir do contexto de influências em que está inserida. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em uma escola municipal do Rio de Janeiro, utilizando a observação direta em sala de aula e nas reuniões pedagógicas, além de entrevistas e questionários com professores e equipe gestora da escola. De uma forma geral, as mudanças refletem ênfase em uma cultura performática e entre os principais achados da pesquisa, percebe-se uma aceitação do estabelecimento de um currículo unificado, pouca resistência à metodologia diretiva da proposta e uma recontextualização das estratégias implantadas, a partir da crença sobre educação que os professores trazem consigo e da concepção pedagógica a partir da qual construíram sua experiência docente.
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