Título: | A CONSTRUÇÃO SOCIAL DAS CRIANÇAS-SOLDADO: REPRESENTAÇÕES E DILEMAS DENTRO DO MARCO REGULATÓRIO DA ORDEM INTERNACIONAL DO PÓS-GUERRA FRIA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
LUISA CAFE FIGUEIREDO FACANHA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
CAROLINA MOULIN AGUIAR - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 03/ABR/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19380&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19380&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19380 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A presente dissertação pretende investigar o processo de construção social
das crianças-soldado com o objetivo de analisar criticamente a formação de um
discurso dominante que autoriza representações e narrativas centradas, sobretudo,
na necessidade de proteção dos meninos e meninas envolvidos nos conflitos
armados contemporâneos. A emergência do discurso será compreendida como
constitutiva da estrutura normativa da ordem internacional do Pós-Guerra Fria,
visando revelar as tensões produzidas e reproduzidas pelas narrativas e
consequentes representações sobre tais crianças.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|