Título: | ESTRATÉGIAS ADOTADAS NA EXPANSÃO INTERNACIONAL DE EMPRESAS: O CASO NATURA | |||||||
Autor: |
SABRINA WEBER SOUTO |
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Colaborador(es): |
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA - Orientador |
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Catalogação: | 20/MAR/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19292&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19292&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19292 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Muitas empresas brasileiras, estimuladas tanto por fatores internos quanto
externos, têm buscado a expansão internacional como forma de atingir novos
mercados e reduzir os riscos de concentração em um único mercado, além de
outros fatores. O processo de internacionalização de firmas já estabelecidas tem
sido explicado, desde a década de 1970, por teorias comportamentais e
econômicas. Além disso, diversos autores exploraram a forma pela qual as
empresas desenvolvem estratégias internacionais. No entanto, a literatura sobre
internacionalização de empresas de países emergentes é ainda bastante limitada,
havendo espaço para novos estudos que se preocupem com o tema. O presente
estudo teve por objetivo, então, analisar as estratégias empresariais adotadas para
expansão internacional. A metodologia adotada foi o estudo de caso único,
baseado em múltiplas fontes de evidências. A empresa selecionada foi a Natura,
atuante no setor de perfumaria e cosméticos, que vem ampliando seu processo de
internacionalização. O recorte da pesquisa é longitudinal, tendo-se estudado o
desenvolvimento histórico da empresa e de seu processo de internacionalização,
explorando-se as estratégias adotadas no decorrer do mesmo. A análise consistiu
inicialmente na elaboração de um relatório do caso. Em seguida, foi realizada uma
análise baseada nas questões que nortearam a pesquisa. Os resultados mostram
que a internacionalização da empresa seguiu um processo de tentativa e erro, e
que o aprendizado obtido nos estágios iniciais levou ao desenvolvimento de uma
estratégia de internacionalização que serviu como guia nas etapas subseqüentes do
processo.
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