Título: | O TWITTER COMO INSTRUMENTO AUXILIAR DE INTERATIVIDADE NA TV ABERTA: UMA APLICAÇÃO NO PROGRAMA CENTRAL DA COPA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ILANA TERESA NOVELLO SIQUEIRA |
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Colaborador(es): |
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador |
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Catalogação: | 20/MAR/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19289&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19289&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19289 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta pesquisa focaliza as redes sociais e a forma como extrapolaram a
função primária de viés social para contemplar adicionalmente outros tipos de
manifestações. Estuda particularmente sua utilização na interatividade em
programas de TV. Especificamente, analisa como o Twitter trouxe uma
oportunidade de interatividade com o telespectador. O estudo optou pelo
programa Central da Copa, exibido durante a Copa do Mundo de 2010. Este
programa não fazia parte dos produtos de prateleira da emissora, tendo sido
veiculado pontualmente em horários não-programados, mas após exibição dos
jogos da seleção brasileira. Além disso, foi produzido e exibido em um período
específico exclusivamente para discussão de assuntos correlatos à Copa. Por este
motivo, para fins de observação de um fenômeno, foi possível examinar dados e
estruturar informações pontualmente. Os resultados indicam um comportamento
espontâneo por parte da audiência, provocado e estimulado pelos temas abordados
durante a exibição. As percepções dos telespectadores sobre as mais diversas
características do produto exibido indicam que o Twitter possa, em casos como
este, atuar como instrumento de análise de marketing para empresas. Foi possível
constatar que ao interagir, telespectadores apontam preferências, percepções e
críticas sobre os produtos, o que pode ser utilizado para construir uma estratégia
de relacionamento aderente aos reais anseios do público. Um veículo de
comunicação em massa que, por natureza, é universal ganha oportunidade de
retorno segmentada, imediata e gratuita.
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