Título: | MÍDIAS ALTERNATIVAS NO CAMINHO DO SUJEITO: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA | |||||||
Autor: |
MURILO SCOZ |
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Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador |
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Catalogação: | 14/MAR/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19274 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este estudo discute a presença cada vez mais marcante de iniciativas
publicitárias fora de suportes midiáticos massivos. A origem deste fenômeno
está ligada a diferentes aspectos que fazem do cenário comunicacional
contemporâneo um espaço de convergência de mídias, de interação direta entre
consumidores e de individualização como novo paradigma social. Abrindo mão
das grandes tiragens e do alcance dito massivo para circunscrever grupos
menores de interlocutores, os anunciantes passam a dirigir suas mensagens de
forma cada vez mais específica e pontual a um destinatário tomado em suas
próprias individualidades, e cada vez mais autonomizado das coerções sociais.
Neste sentido, o trabalho discute o papel dos chamados hiperconsumidores como
reverberadores das mensagens publicitárias e das marcas, bem como a
emergência de uma forma de distribuição de conteúdos centrada na coparticipação
dos próprios indivíduos. Tendo como pano de fundo a perspectiva
semiótica, o estudo busca analisar os aspectos semânticos envolvidos nesta
forma pessoalizada de comunicação comercial, geralmente marcada por um forte
caráter lúdico e imersivo. Finalmente, por meio da análise dos pontos de contato
entre o processo de design e o da publicidade, a pesquisa propõe uma
aproximação interdisciplinar das áreas, tendo como objetivo indicar possíveis
contribuições da metodologia projetual do Design na prática da comunicação
publicitária.
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