Título: | MODELOS DE FATORAÇÃO MATRICIAL PARA RECOMENDAÇÃO DE VÍDEOS | |||||||
Autor: |
BRUNO DE FIGUEIREDO MELO E SOUZA |
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Colaborador(es): |
RUY LUIZ MILIDIU - Orientador |
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Catalogação: | 14/MAR/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19273&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19273&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19273 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A recomendação de itens a partir do feedback implícito dos usuários
consiste em identificar padrões no interesse dos usuários por estes itens a partir
de ações dos usuários, tais como cliques, interações ou o consumo de conteúdos
específicos. Isso, de forma a prover sugestões personalizadas que se adéquem ao
gosto destes usuários. Nesta dissertação, avaliamos a performance de alguns
modelos de fatoração matricial otimizados para a tarefa de recomendação a partir
de dados implícitos no consumo das ofertas de vídeos da Globo.com.
Propusemos tratar estes dados de consumo como indicativos de intenção de um
usuário em assistir um vídeo. Além disso, avaliamos como os vieses únicos dos
usuários e vídeos, e sua variação temporal impactam o resultado das
recomendações. Também sugerimos a utilização de um modelo de fatoração
incremental otimizado para este problema, que escala linearmente com o
tamanho da entrada, isto é, com os dados de visualizações e quantidade de
variáveis latentes. Na tarefa de prever a intenção dos usuários em consumir um
conteúdo novo, nosso melhor modelo de fatoração apresenta um RMSE de
0,0524 usando o viés de usuários e vídeos, assim como sua variação temporal.
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