Título: | UMA ABORDAGEM AO CAMPO DA MODA NO RIO DE JANEIRO: O CASO DA FAVELA RIO DAS PEDRAS | |||||||
Autor: |
LUISA HELENA SILVA MEIRELLES |
|||||||
Colaborador(es): |
ALBERTO CIPINIUK - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 09/MAR/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19255&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19255&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19255 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta pesquisa tem como objetivo problematizar o campo do design de moda
institucionalizado no Rio de Janeiro e a produção popular de artigos têxteis e de
vestuário, com base nas relações e práticas objetivas desempenhadas por um
grupo de costureiras, moradoras da favela Rio das Pedras, localizada no bairro de
Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Buscamos estabelecer as articulações existentes,
fundamentando-nos nas práticas objetivas desempenhadas no desenvolvimento do
design têxtil e de vestuário comercializado em boutiques de luxo e o trabalho de
costureiras e produtores não especializados, assim denominados pela parcela culta
do campo, que, por vezes, é desempenhado de forma artesanal em oficinas
domésticas. Para tanto, realizamos pesquisa teórica e trabalho de campo,
desenvolvendo material fotográfico desse espaço, entrevistas e grupo de discussão
com sete costureiras, para investigar aspectos referentes à produção e recepção da
moda nesse contexto. Saber em que medida existe uma atividade de design que
possa ser considerada como híbrida, segundo o conceito de hibridação
desenvolvido por Canclini, propõe o diálogo com questões que procurarão
estabelecer as fronteiras e as tensões existentes entre as práticas artesanais e
industriais. A relevância desta pesquisa para o campo do design de moda reside no
fato de estabelecermos o enfoque no aspecto produtivo e darmos voz a um grupo
de agentes que atuam, na maioria das vezes, na invisibilidade.
|
||||||||