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Título: O NOVO PAPEL DE RECURSOS HUMANOS: O QUE É RH ESTRATÉGICO E QUAL É A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS NEGÓCIOS
Autor: GUSTAVO LEONETTE DE MOURA ESTEVAO
Colaborador(es): SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Catalogação: 25/JAN/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19055&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19055&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19055
Resumo:
A necessidade das empresas de incrementar a sua capacidade competitiva para enfrentar a concorrência dos mercados globalizados, vem impondo, ao longo dos últimos anos, substanciais transformações no papel de Recursos Humanos nas organizações. Tais transformações, trazem desafios para a gestão de pessoas e, sobretudo, para os profissionais de RH. É preciso, mais do que nunca, que Recursos Humanos compreenda qual é o papel deste RH Estratégico que surge, para posicionar-se na organização e alavancar seus objetivos, agregando efetiva e valiosa contribuição estratégica. Assim, o trabalho tem como objetivo apresentar o que é um RH Estratégico, à luz da percepção de profissionais com grande experiência na área de RH, que ocupam ou ocuparam posições executivas em grandes organizações. Para cumprir o objetivo, foi utilizada a Fenomenografia como metodologia, na qual 19 (dezenove) executivos foram entrevistados. Com a análise das transcrições das entrevistas, tais percepções foram categorizadas e deram origem a 6 (seis) espaços de resultados centrais: as Competências para Atuação Estratégica em RH, Papel da Liderança, Modelo de Atuação, Insumos Estratégicos de RH, Produtos e Serviços de Alto Valor e O Cliente de RH. Adicionalmente, foi proposto um modelo de atuação estratégica para a área de Recursos Humanos, combinando os 6 (seis) espaços de resultados centrais. Os resultados deste estudo sugerem a necessidade de um alinhamento mais veloz entre Recursos Humanos e o contexto de negócios, além de uma forte conexão entre os 6 (seis) espaços de resultados centrais originados, para a efetiva geração da percepção de valor da área de RH.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF