Título: | O NOVO PAPEL DE RECURSOS HUMANOS: O QUE É RH ESTRATÉGICO E QUAL É A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS NEGÓCIOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
GUSTAVO LEONETTE DE MOURA ESTEVAO |
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Colaborador(es): |
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador |
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Catalogação: | 25/JAN/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19055&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19055&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19055 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A necessidade das empresas de incrementar a sua capacidade competitiva
para enfrentar a concorrência dos mercados globalizados, vem impondo, ao longo
dos últimos anos, substanciais transformações no papel de Recursos Humanos nas
organizações. Tais transformações, trazem desafios para a gestão de pessoas e,
sobretudo, para os profissionais de RH. É preciso, mais do que nunca, que
Recursos Humanos compreenda qual é o papel deste RH Estratégico que surge,
para posicionar-se na organização e alavancar seus objetivos, agregando efetiva e
valiosa contribuição estratégica. Assim, o trabalho tem como objetivo apresentar o
que é um RH Estratégico, à luz da percepção de profissionais com grande
experiência na área de RH, que ocupam ou ocuparam posições executivas em
grandes organizações. Para cumprir o objetivo, foi utilizada a Fenomenografia
como metodologia, na qual 19 (dezenove) executivos foram entrevistados. Com a
análise das transcrições das entrevistas, tais percepções foram categorizadas e
deram origem a 6 (seis) espaços de resultados centrais: as Competências para
Atuação Estratégica em RH, Papel da Liderança, Modelo de Atuação, Insumos
Estratégicos de RH, Produtos e Serviços de Alto Valor e O Cliente de RH.
Adicionalmente, foi proposto um modelo de atuação estratégica para a área de
Recursos Humanos, combinando os 6 (seis) espaços de resultados centrais. Os
resultados deste estudo sugerem a necessidade de um alinhamento mais veloz
entre Recursos Humanos e o contexto de negócios, além de uma forte conexão
entre os 6 (seis) espaços de resultados centrais originados, para a efetiva geração
da percepção de valor da área de RH.
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