Título: | CONTROLE ATIVO DAS VIBRAÇÕES NÃO-LINEARES DE ESTRUTURAS FLEXÍVEIS | ||||||||||||
Autor: |
OSVALDO CASERES PINTO |
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Colaborador(es): |
PAULO BATISTA GONCALVES - Orientador |
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Catalogação: | 24/AGO/2001 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=1886&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=1886&idi=2 [es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=1886&idi=4 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1886 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Neste trabalho estuda-se uma estratégia para o controle
ativo não-linear de estruturas flexíveis submetidas a
carregamentos dinâmicos. O algoritmo de controle é
deduzido
com base na teoria de controle ótimo não-linear com
realimentação de estado, utilizando uma representação
tensorial. Desenvolve-se as equações polinomiais de
controle para diferentes ordens, partindo-se do controle
linear clássico até um controle não-linear de quinta
ordem.
A estratégia é particularizada para aplicação em sistemas
com um grau de liberdade que apresentem não-linearidades
quadráticas e cúbicas, que podem representar, de forma
aproximada, a maioria dos elementos estruturais
encontrados
nas Engenharias Civil e Mecânica, tais como vigas, arcos,
placas e cascas. Determina-se analiticamente os
coeficientes
de ganhos até a terceira ordem, e utiliza-se os mesmos
para
estudar o feito das forças de controle sobre a não-
linearidade e estabilidade do sistema.
Vários exemplos numéricos de aplicação são apresentados,
utilizando-se diferentes tipos de excitação. Uma atenção
especial é dedicada a sistemas caracterizados pela
coexistência de dois vales potenciais, um deles
correspondente a uma posição de equilíbrio pós-
flambagem.
A influência do sistema de controle sobre a carga de
escape
é estudada. O efeito do retardo na aplicação das forças
de
controle é analisado tanto numericamente como
analiticamente, utilizando-se o método das múltiplas
escalas para desenvolver expressões que permitem
encontrar
situações críticas de retardo. Como exemplo de aplicação
prática, estuda-se o problema de uma viga flambada
submetida a um carregamento dinâmico lateral.
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