Título: | A APARÊNCIA COMO ARMA SOCIAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMO MASCULINO DE PRODUTOS DE CUIDADOS PESSOAIS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
FELIPE NOVAES COELHO DE CASTRO |
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Colaborador(es): |
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador |
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Catalogação: | 14/DEZ/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18797&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18797&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18797 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A preocupação do homem com bem-estar e beleza esteve sempre presente
na história da humanidade; contudo, o uso de cosméticos e produtos de cuidados
pessoais passou a ser sinônimo de práticas femininas, condenando por muito
tempo aqueles que ousaram discordar dessa máxima. No entanto, o paradigma
vem sendo transformado e nos últimos anos vemos crescer exponencialmente o
consumo masculino de beleza. Diante desse contexto, o presente estudo teve por
objetivo investigar o universo masculino no que tange aos seus cuidados pessoais,
buscando entender quais são os motivadores de suas práticas de beleza e como
tais motivadores influenciam seu comportamento de consumo relacionado à
aparência. A partir de uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas, foram
obtidos os relatos de doze jovens adultos de classe econômica alta na cidade do
Rio de Janeiro. Os resultados dividem-se em três blocos. O primeiro deles
apresenta os motivadores internos, como auto-estima, auto-conceito e autoafirmação.
Apresentamos em seguida os motivadores externos, onde a aceitação
social e a pressão do ideal estético dividem espaço com a grande influência da
mulher, que pode ser observada de diferentes formas, mas sobretudo como
parâmetro de comparação, delimitando o que é razoável e o que é excessivo para o
auto-denominado homem médio. Nesse contexto, avaliamos ainda as práticas e os
hábitos de consumo masculino de produtos de cuidados pessoais. Finalmente,
depreendemos que o cuidar da beleza para o homem pode ser descrito como uma
prática funcional e até mesmo estratégica: a aparência é tida como uma verdadeira
arma social, favorecendo a conquista dos benefícios decorrentes de uma boa
apresentação.
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