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Estatística
Título: UM MODELO PARA CAPACITAÇÃO DOS INSTRUTORES DO SISTEMA CAD PARA VESTUÁRIO E DOS MODELISTAS, COM FOCO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Autor: ICLÉIA SILVEIRA
Colaborador(es): REJANE SPITZ - Orientador
Catalogação: 18/NOV/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18698
Resumo:
O objetivo principal desta tese é propor linhas mestras para modelo de capacitação dos instrutores do sistema CAD-Vestuário e dos modelistas (usuários), que contemple atividades integradas de gestão do conhecimento, relevantes a seu planejamento e implementação. A base teórica deu ênfase aos elementos construtivos da gestão do conhecimento que direcionam ao compartilhamento do conhecimento individual (tácito e explícito) tanto do modelista como do capacitador. A proposta da pesquisa está pautada na adequação dos elementos construtivos da gestão do conhecimento indicados por Probst, Raub, Romhardt (2002). Aplica, também, o modelo desenvolvido por Nonaka e Takeuchi (1997) para a disseminação, compartilhamento e conversão dos conhecimentos tácitos e explícitos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa que identificou a formação do profissional do setor de modelagem do vestuário do Estado de Santa Catarina e os softwares mais utilizados neste setor. Os resultados desta abordagem foram satisfatórios, pois a maioria das empresas respondeu ao questionário. Os resultados revelaram que a formação dos modelistas é de nível técnico, o que representa a valorização dos conhecimentos voltados à prática do trabalho. A maioria das empresas do vestuário desenvolve a modelagem com o uso da tecnologia computadorizada, e os sistemas mais utilizados são o sistema Audaces e o sistema Lectra. A partir destes dados, foi realizada uma pesquisa nas empresas do vestuário (empresários e modelistas) e nas empresas do software (empresários e instrutores), com foco na capacitação dos instrutores e dos usuários diretos do sistema CAD/Vestuário, com vistas à aprendizagem e compartilhamento dos conhecimentos de todos os envolvidos. Concluíu-se, com base nos principais resultados, que mais da metade dos modelistas não usa todas as funções do sistema CAD; os instrutores dominam conhecimentos sobre o software, mas metade deles não sabe modelagem; os procedimentos para a seleção do instrutor e planejamento da capacitação não são adequados à interação e compartilhamento de conhecimento entre os participantes; o conhecimento do modelista fica apenas no âmbito individual (tácito), não sendo registrado, para tornar-se explícito. Por isso, propõem-se linhas mestras para modelo de capacitação dos instrutores dos sistemas CAD-Vestuário e dos modelistas, com base na teoria da gestão do conhecimento.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
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CAPÍTULO 2 PDF    
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CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE E ANEXOS PDF