Título: | UM MODELO PARA CAPACITAÇÃO DOS INSTRUTORES DO SISTEMA CAD PARA VESTUÁRIO E DOS MODELISTAS, COM FOCO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO | |||||||
Autor: |
ICLÉIA SILVEIRA |
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Colaborador(es): |
REJANE SPITZ - Orientador |
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Catalogação: | 18/NOV/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18698 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O objetivo principal desta tese é propor linhas mestras para modelo de
capacitação dos instrutores do sistema CAD-Vestuário e dos modelistas
(usuários), que contemple atividades integradas de gestão do conhecimento,
relevantes a seu planejamento e implementação. A base teórica deu ênfase aos
elementos construtivos da gestão do conhecimento que direcionam ao
compartilhamento do conhecimento individual (tácito e explícito) tanto do
modelista como do capacitador. A proposta da pesquisa está pautada na
adequação dos elementos construtivos da gestão do conhecimento indicados por
Probst, Raub, Romhardt (2002). Aplica, também, o modelo desenvolvido por
Nonaka e Takeuchi (1997) para a disseminação, compartilhamento e conversão
dos conhecimentos tácitos e explícitos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de
campo quantitativa que identificou a formação do profissional do setor de
modelagem do vestuário do Estado de Santa Catarina e os softwares mais
utilizados neste setor. Os resultados desta abordagem foram satisfatórios, pois a
maioria das empresas respondeu ao questionário. Os resultados revelaram que a
formação dos modelistas é de nível técnico, o que representa a valorização dos
conhecimentos voltados à prática do trabalho. A maioria das empresas do
vestuário desenvolve a modelagem com o uso da tecnologia computadorizada, e
os sistemas mais utilizados são o sistema Audaces e o sistema Lectra. A partir
destes dados, foi realizada uma pesquisa nas empresas do vestuário (empresários e
modelistas) e nas empresas do software (empresários e instrutores), com foco na
capacitação dos instrutores e dos usuários diretos do sistema CAD/Vestuário, com
vistas à aprendizagem e compartilhamento dos conhecimentos de todos os
envolvidos. Concluíu-se, com base nos principais resultados, que mais da metade
dos modelistas não usa todas as funções do sistema CAD; os instrutores dominam
conhecimentos sobre o software, mas metade deles não sabe modelagem; os
procedimentos para a seleção do instrutor e planejamento da capacitação não são
adequados à interação e compartilhamento de conhecimento entre os
participantes; o conhecimento do modelista fica apenas no âmbito individual
(tácito), não sendo registrado, para tornar-se explícito. Por isso, propõem-se linhas
mestras para modelo de capacitação dos instrutores dos sistemas CAD-Vestuário e
dos modelistas, com base na teoria da gestão do conhecimento.
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