Título: | JORNAIS E SITES DE NOTÍCIA: O QUE LEEM (OU NÃO LEEM) FUTUROS PROFESSORES | |||||||
Autor: |
JOSY FISCHBERG |
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Colaborador(es): |
SONIA KRAMER - Orientador |
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Catalogação: | 17/OUT/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18501&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18501&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18501 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta tese analisa as relações entre futuros professores, estudantes de Ensino
Médio Normal, jornais impressos e sites de notícia. Seu objetivo é saber com que
frequência esses jovens acompanham as notícias através de cada suporte, por que tipo
de informação se interessam e quais publicações e sites são lidos por eles.
Aprofundando essas questões, analisa o impacto que a mídia tem sobre seu dia a dia.
A pesquisa tem como principal referencial teórico os estudos de Roger Chartier,
especialmente no que diz respeito ao que autor chama de Revolução Digital.
Participaram da pesquisa, de bases qualitativa e quantitativa, 253 alunos de nove
escolas estaduais – quatro da cidade do Rio de Janeiro e cinco de municípios da
Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Eles responderam a um
questionário com informações sobre sua relação com os meios de comunicação, suas
práticas de leitura e as de seus pais e amigos, seu futuro profissional, como suas
escolas utilizam a mídia e dados sócio-econômicos. A análise dos questionários
mostra que esse público, em sua maioria, é formado por mulheres de cor parda. Esses
estudantes leem mais jornais impressos do que sites, apesar de terem acesso à internet.
Eles valorizam a informação, pois sabem que estar em dia com as notícias traz
benefícios, como estar mais preparado para o vestibular e protegido dos perigos do
mundo. As notícias que leem estão mais voltadas para interesses pessoais do que
profissionais. Eles acreditam também que a escola é o espaço de discussão sobre a
mídia, mas, a partir de suas respostas, percebe-se que seus colégios não fazem uso
desse instrumento como deveriam – são poucos os que têm acesso livre a jornais e
sites em suas instituições de ensino. Seu contato com os jornais se dá principalmente
em casa, mostrando que os pais desempenham um papel importante nesse processo.
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