Título: | SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM GRUPO | |||||||
Autor: |
THAIS HELENA CHAVES DE CASTRO |
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Colaborador(es): |
HUGO FUKS - Orientador |
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Catalogação: | 28/SET/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18366 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A investigação aqui relatada trata da concepção de elementos estruturantes
para ampliar as oportunidades de intervenção pelo professor em um contexto de
aprendizagem de programação em grupo. A partir de uma série de estudos de caso
com turmas de calouros em cursos de computação, foi desenvolvida a
sistematização de práticas, metodologias e tecnologias em uma abordagem para
apoiar a aprendizagem de programação em grupo, baseada em três frentes de
investigação: pressupostos pedagógicos, ferramentas LMS e métodos de
colaboração. O eixo teórico referente à aprendizagem é a teoria de
desenvolvimento cognitivo de Piaget, aliada a técnicas conhecidas de
programação em grupo utilizadas no ensino de graduação em disciplinas
introdutórias de programação. As ferramentas computacionais são utilizadas para
monitorar e intervir durante o processo de aprendizagem. Nesse contexto,
ambientes CSCL incentivam a colaboração e regulam as práticas desejadas. Nesta
tese, outras tecnologias, como linguagens para representação de agentes e
identificação de padrões são agregadas a eles para melhorar o acompanhamento e
facilitar a intervenção. Por fim, como método de colaboração, é proposto um
esquema progressivo de aprendizagem de programação em grupo, que auxilia os
alunos a gradativamente adotarem práticas colaborativas na resolução de
exercícios e que pode ser formalizado para incorporação a plataformas
automatizadas.
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