Título: | PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA DA LADEIRA: ENTRE HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS, O CAMINHO POSSÍVEL | |||||||
Autor: |
RITA DE CASSIA XIMENES MURY |
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Colaborador(es): |
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador |
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Catalogação: | 29/AGO/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18162&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18162&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18162 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho objetivou lançar luz sobre o processo de profissionalização
docente marcado pela atuação em escolas privadas que atendem aos setores
populares da sociedade a partir das histórias de vida de seus professores. Para
isso, foram entrevistadas onze professoras atuantes numa dessas escolas, situada
na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Olhando para as trajetórias percorridas
por essas professoras, buscando convergências nas particularidades, foi possível
perceber como a identidade profissional de cada uma é construída no caminhar, na
trilha a qual aderiram a partir de suas muitas experiências pessoais e profissionais.
Neste sentido, o trabalho incide, inicialmente, sobre a vida dessas professoras,
descortinando o fato de que esse grupo fez do magistério a escolha possível,
passando por um processo de aderência à profissão durante sua formação ou já em
sua atuação profissional, dando novo sentido à ideia de vocação. Discute, então, a
prática pedagógica do corpo docente nesse contexto, marcada pela ênfase na
transmissão de conteúdos, na manutenção de atividades rotineiras e no trabalho
solitário de cada profissional. Apresenta, ainda, a força das relações pessoais
estabelecidas entre direção e corpo docente e analisa aspectos relativos às
condições de trabalho nessa escola. Dessa forma, busca compreender a posse, por
parte dessas professoras, de um capital pedagógico específico e a constituição de
um habitus profissional em constante adaptação. Finalmente, problematiza a
profissionalização docente nesse tipo de escola, trazendo à tona aspectos que
aproximam e outros que distanciam esse corpo docente do imaginário relativo à
docência nas escolas privadas.
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