Título: | AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DA USABILIDADE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: CEAD-IFES/ES, UM ESTUDO DE CASO | |||||||
Autor: |
ALIANA PEREIRA SIMÕES |
|||||||
Colaborador(es): |
ANAMARIA DE MORAES - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 18/AGO/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18087&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18087&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18087 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O objetivo deste estudo foi realizar a avaliação ergonômica da usabilidade
de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para demonstrar que a falta de
conhecimento dos benefícios da usabilidade e do ergodesign pode contribuir
com a baixa qualidade do ensino a distância. O ambiente virtual de
aprendizagem do CEAD/IFES-ES foi o objeto do estudo e para realizar esta
avaliação definiu-se os seguintes métodos e técnicas: aplicação do questionário
SUS, Avaliação Cooperativa e Avaliação Heurística. Os resultados obtidos com
esta avaliação apontaram que este ambiente apresenta graves problemas de
usabilidade. E, a partir destes resultados, foi possível gerar recomendações de
melhoria da usabilidade e do design da interface do ambiente. Espera-se que
este estudo possa auxiliar outras pesquisas que visam melhorar a qualidade dos
ambientes virtuais de aprendizagem.
|
||||||||