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Título: A EXCLUSÃO DA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA DOS SISTEMAS DE TROCAS COMERCIAIS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOB A PERSPECTIVA DO MARKETING
Autor: ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA
Colaborador(es): PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador
Catalogação: 12/AGO/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE Menção Honrosa do ano de 2011 - PUC-RIO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17977&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17977&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17977
Resumo:
Esta dissertação estuda, sob a perspectiva do marketing, a exclusão da população de baixa renda dos sistemas de trocas comerciais ao longo da história. Usando os três padrões de integração de Polanyi - reciprocidade, redistribuição e troca de mercado - investiga de que forma o pobre se relaciona com a sociedade e como interage no sistema econômico. A análise se concentra na Grécia Clássica, Roma Antiga, Paris Medieval e regiões da Europa Ocidental no início da Idade Moderna. Os resultados sugerem que os pobres sempre estiveram à margem das atividades de marketing, excluídos dos processos de troca, sem possibilidade de manifestar suas necessidades e desejos conforme propõe a teoria do comportamento do consumidor. Sugere também que o marketing, por ter a capacidade de fazer o vínculo entre a micro e macro análise, pode contribuir para o entendimento da exclusão da população de baixa renda dos sistemas de trocas comerciais, tanto em problemas revelados na história quanto em situações contemporâneas. Portanto, o marketing, quando lida com o comportamento do consumidor, produz conceitos e análises que ajudam a olhar o pobre como indivíduo, da mesma forma como considera o consumidor no mundo atual.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF