Título: | A EXCLUSÃO DA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA DOS SISTEMAS DE TROCAS COMERCIAIS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOB A PERSPECTIVA DO MARKETING | |||||||
Autor: |
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA |
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Colaborador(es): |
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador |
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Catalogação: | 12/AGO/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: |
TESE
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Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17977&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17977&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17977 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta dissertação estuda, sob a perspectiva do marketing, a exclusão da
população de baixa renda dos sistemas de trocas comerciais ao longo da história.
Usando os três padrões de integração de Polanyi - reciprocidade, redistribuição e
troca de mercado - investiga de que forma o pobre se relaciona com a sociedade e
como interage no sistema econômico. A análise se concentra na Grécia Clássica,
Roma Antiga, Paris Medieval e regiões da Europa Ocidental no início da Idade
Moderna. Os resultados sugerem que os pobres sempre estiveram à margem das
atividades de marketing, excluídos dos processos de troca, sem possibilidade de
manifestar suas necessidades e desejos conforme propõe a teoria do
comportamento do consumidor. Sugere também que o marketing, por ter a
capacidade de fazer o vínculo entre a micro e macro análise, pode contribuir para
o entendimento da exclusão da população de baixa renda dos sistemas de trocas
comerciais, tanto em problemas revelados na história quanto em situações
contemporâneas. Portanto, o marketing, quando lida com o comportamento do
consumidor, produz conceitos e análises que ajudam a olhar o pobre como
indivíduo, da mesma forma como considera o consumidor no mundo atual.
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