Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A REINVENÇÃO DO REAL NA OBRA DE AUGUSTO ABELAIRA
Autor: ISABELA GOMES BUSTAMANTE
Colaborador(es): ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO - Orientador
Catalogação: 09/AGO/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17934&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17934&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17934
Resumo:
A tese A reinvenção do real na obra de Augusto Abelaira tem como objetivo localizar o escritor Augusto Abelaira no panorama da literatura portuguesa do século XX, interrogando a premissa de que o autor é herdeiro do neo-realismo português. A tese busca aprofundar esta questão a partir de análise da fortuna crítica sobre a obra do autor e da leitura dos romances Bolor (1968) e Nem só mas também (2004, póstumo), assim como do volume de contos Quatro paredes nuas (1972). Tomando a heterogeneidade do neo-realismo português (PITA, António Pedro, 2002) como pressuposto, a tese parte de uma particular aproximação do escritor com o movimento para analisar a influência do existencialismo e do nouveau roman em sua obra. A questão central a que se procura responder com este trabalho é de que modo Augusto Abelaira representa, problematiza e recria a categoria do real no panorama da literatura do século XX.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF