Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O TERRITÓRIO EDUCA E POLITIZA NA (S): OS PROCESSOS SÓCIO-CULTURAIS DA COMUNIDADE NOVA VIDA E AS DINÂMICAS DE EXPANSÃO INDUSTRIAL EM BARCARENA
Autor: EUNÁPIO DUTRA DO CARMO
Colaborador(es): JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI - Orientador
SÔNIA MARIA DA SILVA ARAÚJO - Coorientador
Catalogação: 12/JUL/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17822&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17822&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17822
Resumo:
Este trabalho consiste em um estudo das mudanças sociais nas práticas educativas da comunidade de Nova Vida, formada por famílias de pequenos agricultores e pescadores e localizada no município de Barcarena, Amazônia Oriental (PA). O trabalho articula os conceitos de cultura e processo educativo para desenvolver uma análise das relações sócio-espaciais desta comunidade, conformadas tanto pelo contexto ambiental da floresta amazônica quanto pelas transformações determinadas pelos deslocamentos compulsórios sofridos por suas famílias e promovidos por empreendimentos transnacionais ligados à produção de caulim. Isso implica apreender as antigas e as novas práticas educativas da comunidade, promovidas tanto pelas mudanças de contexto ambiental que lhe são impostas, quanto por sua inserção em um campo mais amplo de mobilização e organização sócio-política críticas aos empreendimentos transnacionais na região. Para realizar esta análise, assumimos como fio condutor do estudo dos dois processos de deslocamento compulsório vividos pela comunidade, impostos pela empresa de capital transnacional Pará Pigmentos S/A, com a anuência do estado do Pará e de órgãos do Governo Federal. Assim, a questão central deste trabalho pode ser traduzida na seguinte questão: Como as dinâmicas territoriais resultantes da presença da empresa mineradora e dos deslocamentos da comunidade instituiram novos saberes e fazeres, novos agentes, processos de ensino e aprendizagem, conteúdos e objetivos pedagógicos para a citada comunidade? Para responder a esta questão, adotamos o método etnográfico, a pesquisa documental, as entrevistas abertas e as histórias de vida, dando ênfase à identificação dos atores sociais, dos diferentes saberes que vão se impondo por meio das mudanças sociais provocadas pelos deslocamentos e dos modelos de ensino-aprendizagem que vão sendo impostos, propostos e inventados. O trabalho inicia com a contextualização da comunidade na dinâmica de reestruturação capitalista em curso no município de Barcarena, posteriormente apresenta-se a organização social e cultura da comunidade, seguida da descrição dos dois processo de deslocamento sofridos pela comunidade e seus impactos no saberes e fazeres, culminando com uma análise da situação atual da comunidade e seus aprendizados como sujeito político.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF