Título: | O TERRITÓRIO EDUCA E POLITIZA NA (S): OS PROCESSOS SÓCIO-CULTURAIS DA COMUNIDADE NOVA VIDA E AS DINÂMICAS DE EXPANSÃO INDUSTRIAL EM BARCARENA | |||||||
Autor: |
EUNÁPIO DUTRA DO CARMO |
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Colaborador(es): |
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI - Orientador SÔNIA MARIA DA SILVA ARAÚJO - Coorientador |
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Catalogação: | 12/JUL/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17822&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17822&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17822 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho consiste em um estudo das mudanças sociais nas práticas educativas
da comunidade de Nova Vida, formada por famílias de pequenos agricultores e
pescadores e localizada no município de Barcarena, Amazônia Oriental (PA). O
trabalho articula os conceitos de cultura e processo educativo para desenvolver uma
análise das relações sócio-espaciais desta comunidade, conformadas tanto pelo contexto
ambiental da floresta amazônica quanto pelas transformações determinadas pelos
deslocamentos compulsórios sofridos por suas famílias e promovidos por
empreendimentos transnacionais ligados à produção de caulim. Isso implica apreender
as antigas e as novas práticas educativas da comunidade, promovidas tanto pelas
mudanças de contexto ambiental que lhe são impostas, quanto por sua inserção em um
campo mais amplo de mobilização e organização sócio-política críticas aos
empreendimentos transnacionais na região. Para realizar esta análise, assumimos como
fio condutor do estudo dos dois processos de deslocamento compulsório vividos pela
comunidade, impostos pela empresa de capital transnacional Pará Pigmentos S/A, com a
anuência do estado do Pará e de órgãos do Governo Federal. Assim, a questão central
deste trabalho pode ser traduzida na seguinte questão: Como as dinâmicas territoriais
resultantes da presença da empresa mineradora e dos deslocamentos da comunidade
instituiram novos saberes e fazeres, novos agentes, processos de ensino e
aprendizagem, conteúdos e objetivos pedagógicos para a citada comunidade? Para
responder a esta questão, adotamos o método etnográfico, a pesquisa documental, as
entrevistas abertas e as histórias de vida, dando ênfase à identificação dos atores sociais,
dos diferentes saberes que vão se impondo por meio das mudanças sociais provocadas
pelos deslocamentos e dos modelos de ensino-aprendizagem que vão sendo impostos,
propostos e inventados. O trabalho inicia com a contextualização da comunidade na
dinâmica de reestruturação capitalista em curso no município de Barcarena,
posteriormente apresenta-se a organização social e cultura da comunidade, seguida da
descrição dos dois processo de deslocamento sofridos pela comunidade e seus impactos
no saberes e fazeres, culminando com uma análise da situação atual da comunidade e
seus aprendizados como sujeito político.
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