Título: | PANIS ET ARS: ARTISTAS E GESTORES NAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS | |||||||
Autor: |
CRISTINA LYRA COUTO DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - Orientador |
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Catalogação: | 22/JUN/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17711&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17711&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17711 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A crescente importância econômica e social das indústrias criativas -
atividades nas quais a criatividade é a essência do negócio, abrangendo toda a
produção cultural ou artística – ainda não se refletiu na geração de estudos
sobre suas questões gerenciais e organizacionais. Pesquisas nessa área são
relevantes, tanto para aplicação prática na orientação dos profissionais, quanto
para contribuição em formulações teóricas. Nesse contexto, o objetivo desta tese
é entender a produção nas indústrias criativas a partir da perspectiva de seus
principais atores - os criadores e os gestores que se relacionam com eles -
procurando saber como trabalham, o que desejam, como interagem e que
dificuldades enfrentam. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na linha
construtivista, baseada em entrevistas em profundidade com criadores
autônomos - escritores e artistas visuais - e com os gestores envolvidos em suas
atividades. Os resultados da pesquisa sugerem que os criadores possuem uma
motivação intrínseca ligada ao exercício da atividade artística em si e que não há
necessidade de intervenção em seu processo criativo. Além disso, os gestores
dos grupos estudados – editores e galeristas - atuam basicamente como
distribuidores ou revendedores, e seu foco de interesse está no produto e não no
artista. Eles são gestores do produto, tratando apenas o livro, a tela, a obra. No
entanto, os artistas precisam de gestores de carreira, que possam auxiliar na
valorização tanto da obra, quanto do criador. A reputação do autor naturalmente
valoriza seus produtos. É preciso então construir a marca do artista,
principalmente devido ao surgimento das novas mídias, que embora gerem mais
oportunidades, apresentam menor potencial em cada canal individualmente. Não
interessa ao artista estar apenas na editora ou galeria, pois o exercício de outras
atividades e a exposição em diferentes locais o valorizam, e, portanto, é preciso
saber onde vale investir para venda e reforço da imagem. Nesse cenário, tornase
importante a figura praticamente inexistente hoje no Brasil: o agente – o
intermediário que representa os autores e administra suas obras.
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