Título: | A GESTÃO DE MUDANÇAS EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS DE INTERESSE PÚBLICO: UMA PERSPECTIVA DOS CONSULTORES | |||||||
Autor: |
BETANIA DUMOULIN DOS REIS |
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Colaborador(es): |
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador |
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Catalogação: | 21/JUN/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17707&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17707&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17707 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente estudo tem por objetivo analisar os impactos gerados pela
adoção do modelo Gestão por Resultados em organizações brasileiras do setor
público, com 4 enfoques: I) identificar que fatores estimulam a adoção deste
modelo de gestão; II) analisar as dimensões organizacionais impactadas; (iii)
refletir sobre os fatores restritivos e facilitadores à implantação deste modelo,
tanto organizacionais quanto individuais; e (iv) identificar as principais técnicas
de gestão de mudanças utilizadas. A análise é construída com base na percepção
de consultores especializados e pioneiros na implantação da gestão por resultados
em organizações brasileiras do setor público. É pautada em entrevistas em
profundidade, realizadas em janeiro e fevereiro de 2010. Trata-se de uma pesquisa
fenomenográfica. A fenomenografia é estudo empírico sobre as diferentes formas
de como as pessoas experimentam, interpretam, percebem, apreendem,
compreendem e conceituam um fenômeno, um assunto ou um determinado
aspecto da realidade. O objetivo central dessa teoria é compreender os fenômenos
a partir do ponto de vista de quem os vivencia. É análise coletiva das experiências
individuais. A pesquisa identifica quatro espaços de resultados: i) Fatores
impulsionadores, externos e internos à organização; Dimensões impactadas, da
estratégia à cultura; iii) Fatores críticos à mudança, tanto organizacionais quanto
individuais; e iv) Métodos de gestão de mudança. A pesquisa conclui que os
resultados obtidos durante a fase de implantação do modelo Gestão por
Resultados geram uma experimentação positiva na instituição que o adota, que
acaba por estimular a busca por resultados e excitar a adequação do arcabouço
institucional, o que, conseqüentemente, tende, em longo prazo, ainda que de
forma intermitente, a fomentar a adoção de práticas de gestão por resultados por
outras organizações do setor público brasileiro.
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