Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ
Autor: ANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃO
Colaborador(es): JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI - Orientador
IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA - Coorientador
Catalogação: 13/JUN/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17637
Resumo:
Este trabalho investiga a relação que a comunidade indígena Tembé, da aldeia Teko Haw, localizada à margem esquerda do Rio Gurupi, município de Paragominas (PA), divisa com o estado do Maranhão, mantém com a sua escola. Utilizando-nos da observação participante, de entrevistas junto aos professores indígenas e não indígenas e à coordenação das escolas, bem como da incursão a documentos e leis que fundamentam esta modalidade de ensino, buscamos compreender os significados e percalços locais assumidos por uma política educacional pautada pelo conceito de interculturalidade. Para isso, nos utilizamos do conceito de cultura da escola, de forma a investigar como a escola da aldeia Teko Haw constitui um território físico e simbólico separado da cultura da aldeia, tanto no que diz respeito às concepções e à gestão do tempo, quanto naquilo que os atores identificam como o objetivo da educação escolar. O trabalho discorre inicialmente sobre a legislação e contextualiza a Educação Escolar Indígena (EEI) no Estado do Pará e em Paragominas, sobre o povo Tembé, os conceitos de Interculturalidade e Cultura Escolar e finalmente apresenta a relação escola x comunidade. Deu-se especial atenção aos modos pelos quais a comunidade indígena faz uso simbólico e político da escola, tanto no contexto étnico das aldeias tembé, quanto no contexto interétnico, na sua relação com a sociedade regional. Tais usos nos servem para analisar tanto as condutas dos gestores e professores não indígenas que atuam junto às escolas indígenas, quanto o modo pelo qual as lideranças indígenas atuam junto à escola, de forma a tornar a relação intercultural menos assimétrica.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF