Título: | INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ | |||||||
Autor: |
ANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃO |
|||||||
Colaborador(es): |
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI - Orientador IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA - Coorientador |
|||||||
Catalogação: | 13/JUN/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17637 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho investiga a relação que a comunidade indígena Tembé, da
aldeia Teko Haw, localizada à margem esquerda do Rio Gurupi, município de
Paragominas (PA), divisa com o estado do Maranhão, mantém com a sua escola.
Utilizando-nos da observação participante, de entrevistas junto aos professores
indígenas e não indígenas e à coordenação das escolas, bem como da incursão a
documentos e leis que fundamentam esta modalidade de ensino, buscamos
compreender os significados e percalços locais assumidos por uma política
educacional pautada pelo conceito de interculturalidade. Para isso, nos
utilizamos do conceito de cultura da escola, de forma a investigar como a escola
da aldeia Teko Haw constitui um território físico e simbólico separado da cultura
da aldeia, tanto no que diz respeito às concepções e à gestão do tempo, quanto
naquilo que os atores identificam como o objetivo da educação escolar. O trabalho
discorre inicialmente sobre a legislação e contextualiza a Educação Escolar
Indígena (EEI) no Estado do Pará e em Paragominas, sobre o povo Tembé, os
conceitos de Interculturalidade e Cultura Escolar e finalmente apresenta a relação
escola x comunidade. Deu-se especial atenção aos modos pelos quais a
comunidade indígena faz uso simbólico e político da escola, tanto no contexto
étnico das aldeias tembé, quanto no contexto interétnico, na sua relação com a
sociedade regional. Tais usos nos servem para analisar tanto as condutas dos
gestores e professores não indígenas que atuam junto às escolas indígenas, quanto
o modo pelo qual as lideranças indígenas atuam junto à escola, de forma a tornar a
relação intercultural menos assimétrica.
|
||||||||