Título: | HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRA |
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Colaborador(es): |
RALPH INGS BANNELL - Orientador |
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Catalogação: | 10/JUN/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17631 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||
O presente trabalho se situa no campo da filosofia da educação e tem como
tema norteador as contribuições que o pensamento hermenêutico pode oferecer
para os debates na área da pedagogia, em especial na reflexão sobre os processos
de aprendizagem e de formação humana. Desta forma, nosso objetivo está em
apresentar de que forma esta corrente de pensamento nos trás uma perspectiva
crítica com relação às teorias de caráter universalista, surgidas na Modernidade,
de modo que possamos problematizar noções fundamentais como a de
subjetividade e a de racionalidade. Concluímos, a partir de nossos estudos, que a
hermenêutica representa não apenas uma alternativa, mas sim uma virada na
compreensão dos processos educativos, uma vez que ela coloca em xeque
pressupostos fundamentais, intrínsecos as idéias de sujeito e racionalidade. Neste
trabalho também procuramos refletir sobre as contribuições que o pensamento
hermenêutico pode trazer no que tange à busca por narrativas não hegemônicas na
educação, de tal maneira que tenhamos em vista uma maior compreensão da
pluralidade discursiva presente nos processos de aprendizado.
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