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Estatística
Título: GESTÃO DO CONHECIMENTO NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI: USO E AVALIAÇÃO
Autor: MATHEUS SALCEDO
Colaborador(es): DANIEL SCHWABE - Orientador
Catalogação: 07/JUN/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17609&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17609&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17609
Resumo:
Na atual economia, a vantagem competitiva das empresas pode ser diretamente ligada à sua capacidade de utilizar o conhecimento detido por seus membros. No entanto, para agregar valor a uma organização, este conhecimento precisa ser compartilhado. Desta forma, a capacidade da organização de integrar e aplicar os conhecimentos especializados de sua força de trabalho é fundamental para obter e manter uma vantagem competitiva organizacional. Os sistemas de gerenciamento de conhecimento auxiliam a criação, coleta, organização e disseminação de conhecimento. Entretanto, esses sistemas possuem limitações como, por exemplo, a grande dificuldade de integrar conhecimentos provenientes de diferentes fontes, geralmente em virtude da ausência de Semântica nas suas descrições. O principal objetivo desta dissertação é estudar as limitações tecnológicas dos sistemas de gerenciamento de conhecimento existentes e propor soluções através da adoção de formalismos da Web Semântica. Para atingir este objetivo é usado, como estudo de caso, um sistema de gerenciamento de conhecimento em produção de uma grande empresa brasileira que apóia a operação da sua infraestrutura de TIC. Neste estudo, demonstra-se que esta abordagem permite acrescentar Semântica adicional a dados já existentes, integrando bases anteriormente isoladas, gerando um melhor resultado operacional.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF