Título: | WELCOME TO PUC-RIO!: UM ESTUDO SOBRE ALUNOS INTERNACIONAIS E INTERAÇÃO CULTURAL SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
MARIA LUIZA MACHADO PARANHOS |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - Orientador ROSA MARINA DE BRITO MEYER - Coorientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 23/MAI/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17531&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17531&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17531 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta dissertação tem como tema a relação entre Design e Interculturalismo e
foi norteada pela questão: a ação do design é capaz de facilitar a interação entre as
pessoas e minimizar estranhamentos gerados pelas diferenças culturais? A
pesquisa foi desenvolvida com base nos modelos de categorização cultural de
Richard D. Lewis e de Geert Hofstede, autores do interculturalismo, e no
pensamento de autores do campo do design, como Patrick Jordan e Jorge Frascara,
que destacam a importância das singularidades culturais para a ação do design e
para o processo de desenvolvimento de produtos e serviços para o mundo
contemporâneo. Seu foco são os alunos intercambistas internacionais recebidos
pela PUC-Rio através da Coordenação Central de Cooperação Internacional, bem
como a experiência desses alunos no campus da universidade (PUC-Rio) e na
nova cultura. A ação metodológica central deste estudo consistiu em encontros
com um grupo de alunos composto por: norte-americanos, mexicanos e japoneses,
culturas definidas a partir da classificação de cultura de Richard D. Lewis e foi
organizada em quatro temas: fatores motivacionais e fonte de informação,
expectativas com a nova cultura, diferenças entre as culturas dos alunos
internacionais e a brasileira, ações para facilitar a adaptação e interação do aluno
internacional. O principal objetivo deste estudo é contribuir com subsídios
teóricos e metodológicos para o projeto, planejamento e desenvolvimento de
produtos e serviços interculturais e para um mundo mais diverso e plural.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|