Título: | O LUGAR DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS | |||||||
Autor: |
SUED SILVA DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
MENGA LUDKE - Orientador |
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Catalogação: | 06/MAI/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17423&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17423&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17423 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A investigação apresentada discute sobre o lugar da pesquisa na formação
inicial de professores de Ciências. A questão é analisada em dois níveis: o
primeiro verifica de que forma o elemento pesquisa é tratado no curso de Ciências
Biológicas da Universidade Federal do Pará, a partir de sua reformulação
curricular em 2000. Para isso, utiliza-se da análise documental e de entrevistas
com professores e alunos do curso. O segundo nível de análise investiga o
pensamento de estudiosos, na área da Educação em Ciências no Brasil, sobre a
importância da pesquisa na formação de futuros professores de Ciências. O
objetivo foi promover um confronto de ideias oriundas tanto da análise na
literatura da área e da experiência prática em um curso de formação de
professores; quanto de ideias vindas de pesquisadores em ensino de Ciências no
país. Os referenciais teóricos que nortearam este estudo estão relacionados ao
paradigma do professor reflexivo sobre sua prática. Os depoimentos coletados nas
duas instâncias de investigação apontam a pesquisa como instrumento importante
para compreensão do processo de produção de conhecimento pelos licenciandos.
As informações obtidas revelaram ainda que há certa incerteza quanto ao papel da
pesquisa na formação de futuros professores de Ciências. A análise do projeto
curricular do curso e do depoimento de seus professores e alunos revelou uma
preocupação maior com a preparação do professor para realizar pesquisas na área
das Ciências Biológicas. Já o pensamento de grande parte dos estudiosos
considerou que o futuro professor deverá ter um preparo adequado em diferentes
tipos de pesquisa, especialmente aquelas voltadas ao contexto escolar. O estudo
constatou a necessidade de superação da dicotomia entre pesquisa científica e
pesquisa educacional.
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