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Título: NARRATIVA, ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA
Autor: FABIANE DO NASCIMENTO PAIM LINARES
Colaborador(es): MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador
Catalogação: 28/MAR/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17141
Resumo:
O foco do estudo é a produção de textos narrativos, escritos por alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Os objetivos consistem em investigar, no que tange a produção de textos na sala de aula, a natureza da relação parafrástica que se estabelece entre o contexto da tarefa e o texto-motivador e que identidades discursivas e sociais são construídas nos textos dos alunos. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, de cunho etnográfico, e o corpus foi gerado em aulas de língua portuguesa, numa turma de nono ano. A sala de aula é concebida, por um lado, como um contexto importante para a discussão das relações parafrásticas que o aluno utiliza para produzir o texto, e, por outro lado, como um lugar especial para a construção de identidades discursivas e sociais. O arcabouço teórico, no âmbito da Lingüística Aplicada, articula-se com a Análise da Narrativa enquanto lócus de construção de identidades, em interface com a Análise do Discurso e a Lingüística textual, em especial, nas questões sobre interdiscursividade e intertextualidade. A análise revela que, do ponto de vista das relações parafrásticas, os alunos incorporam características do gênero narrativo motivador. No entanto, em relação aos contextos sociais e às identidades, os alunos criam suas próprias histórias, trazendo reflexões sobre família, religião, indicando, sobretudo, trajetórias de superação. A pesquisa é relevante ao apontar que o trabalho na sala de aula com textos-motivados não impede o processo criativo do aluno na construção do texto e de suas identidades discursivas no contraponto com as identidades sociais.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF