Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: LETRAMENTO DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE LETRAS DA UEPA
Autor: ELISA MARIA PINHEIRO DE SOUZA
Colaborador(es): MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador
Catalogação: 21/MAR/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17110&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17110&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17110
Resumo:
O avanço das tecnologias da informação e da comunicação e o processo de globalização suscitam uma reorganização nos espaços acadêmicos para atender às demandas de uma clientela que vivencia as possibilidades da cultura digital. Com esse pano de fundo e refletindo sobre a inserção do discente em um novo contexto de ensino, esta investigação objetivou a análise da relação entre letramento digital e a formação de discentes. Foi um estudo de abordagem exploratória, de cunho quantiqualitativo, realizado no período de 2008 a 2009, no âmbito do Curso de Letras da Universidade do Estado do Pará, no campus de Belém, Moju, Paragominas e Vigia. A produção dos dados incluiu a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das licenciaturas da instituição e os dizeres dos discentes por meio da aplicação de questionário, e teve como aporte teórico, as idéias de Pretto (2004), Tardif (2007, 2008), Moscovici (2007) e Jodelet (2001), entre outros. Participaram desse estudo 150 alunos do Curso de Letras, sendo 74 integrantes de turmas do 1° ano (ano letivo de 2008) e 76 prováveis concluintes de 2009. Os resultados permitiram caracterizar o perfil dos discentes e sua familiaridade com as tecnologias digitais, identificar as representações que constroem sobre algumas mídias e a visão que revelam sobre a relação entre o uso dessas tecnologias e a formação que recebem nesta IES. Eles também indicaram que embora a IES registre, nos documentos oficiais, a necessidade do domínio de tecnologias pelos alunos, ele não é priorizado no Curso sob análise, tanto que o panorama não é propício à disseminação do uso do computador como ferramenta para a aprendizagem de processos tecnológicos, pois é percebido apenas como instrumento facilitador das tarefas do cotidiano acadêmico. A pesquisa apontou a necessidade de ampla reflexão sobre concepções que embasam não só a construção do desenho curricular desta licenciatura, bem como princípios que norteiam práticas pedagógicas nesse processo de formação.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES PDF