Título: | MOTIVAÇÃO DE COMPRA HEDÔNICA OU UTILITÁRIA: COMO AFETA O ARREPENDIMENTO? | |||||||
Autor: |
CYNTHIA STORCK FIGUEIRA |
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Colaborador(es): |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES - Orientador |
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Catalogação: | 11/JAN/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16725&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16725&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16725 | |||||||
Resumo: | ||||||||
As motivações hedônica e utilitária de compra podem provocar diferentes
reações emocionais na avaliação pós-compra, como arrependimento. A
abordagem do arrependimento como uma emoção negativa, fruto do processo de
avaliação pós-compra, vem ganhando mais atenção e importância no estudo do
comportamento do consumidor. Esta dissertação procurou examinar como se
manifesta o arrependimento que consumidores experimentam na avaliação póscompra,
em função de sua motivação de consumo ser hedônica ou utilitária.
Conduziu-se um levantamento (survey), com o questionário sendo enviado por email
para uma amostra não-probabilística de 131 consumidores. Os resultados
encontrados sugerem que o arrependimento experimentado manifesta-se de forma
mais intensa quando a motivação da compra for hedônica e menos intensa quando
a motivação de compra é utilitária.
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