Título: | O IMPACTO DAS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DA OI | |||||||
Autor: |
JULIANA TOLEDO RELVAS |
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Colaborador(es): |
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador |
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Catalogação: | 05/JAN/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16702&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16702&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16702 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A maioria dos estudos sobre governança concentra-se na relação entre as
práticas de governança corporativa, tais como estrutura do conselho de
administração e o desempenho financeiro resultante, mas poucos se aprofundam
nas questões organizacionais e como essas interferem na implementação das
práticas da Governança Corporativa dentro da empresa. Além disso, as pesquisas
têm maior concentração de estudos na área de finanças com 55,2% versus 25,9%
em organizações. Portanto, com base na revisão de literatura sobre mudança
organizacional, teoria das organizações e governança corporativa, três suposições
foram elaboradas para verificação em campo. As suposições diziam respeito aos
seguintes temas: o papel da alta administração na definição da mudança; o papel
da gerência de governança corporativa na gestão da mudança e o papel da
comunicação na implementação das práticas de gestão. A pesquisa de caráter
qualitativo e dedutivo foi realizada entre Abril e Maio de 2010, por meio de
entrevistas semi-estruturadas com 15 executivos de uma empresa de
Telecomunicações. Os sujeitos entrevistados foram o presidente do conselho de
administração, o CEO, o CFO, sete diretores e cinco gerentes. Concluiu-se que a
estrutura para tratar e disseminar as práticas de governança corporativa ganhou
maior importância após a fusão da Oi com a BrT: a área deixou de ser uma
gerência para tornar-se uma diretoria. A gerência de governança corporativa,
contida nesta diretoria, no papel de agente de mudança foi considerada como
tendo o papel de catequista. A comunicação interna funciona como a principal
ferramenta de divulgação do tema Governança Corporativa na organização.
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