Título: | COMUNIDADES VIRTUAIS COMO GRUPOS DE REFERÊNCIA: A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
GABRIELA PASINATO ALVES LEAL |
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Colaborador(es): |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES - Orientador |
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Catalogação: | 03/JAN/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16675&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16675&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16675 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A literatura sobre comunidades virtuais as considera como um grupo de
referência. Este estudo exploratório buscou investigar as relações entre os
membros dessas comunidades e as influências que os grupos exercem sobre
decisões de compra de seus participantes. A pesquisa foi dividida em duas etapas:
inicialmente os comentários dos membros da comunidade escolhida como objeto
de estudo foram analisados, para identificar categorias mais suscetíveis a
influências. A seguir, 21 participantes foram entrevistados, a partir de roteiro
elaborado com base nas categorias identificadas. A análise mensagens postadas no
grupo e das entrevistas apresentou evidências da existência de um código básico
de comportamento, sugerindo que para alguns membros a comunidade age como
grupo de referência normativo, caracterizado por forte identificação entre os
participantes. Os líderes do grupo parecem ser os mais participativos nos debates,
ou os que já tiveram experiências com a gama de produtos e serviços relacionados
ao tema do grupo, ou os que são percebidos como pessoas de bom gosto. Ficaram
evidente também as modificações em escolhas e comportamentos como resultado
das interações entre os participantes.
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