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Título: TEXTO SOBRE CINEMA: ORGANIZAÇÃO RETÓRICA E AVALIAÇÃO EM RESENHAS DE FILME
Autor: ADRIANA MESQUITA RIGUEIRA
Colaborador(es): BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - Orientador
Catalogação: 27/DEZ/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16659&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16659&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16659
Resumo:
São muitos os gêneros textuais com os quais lidamos no nosso dia a dia e a resenha de filme constitui um desses gêneros. No entanto, apesar de se tratar de textos sobre assunto de interesse geral, cinema, é notória a falta de pesquisas sobre resenhas de filme na área de gêneros textuais. O presente estudo objetiva, assim, contribuir para preencher essa lacuna, buscando compreender o funcionamento de resenhas de filme em português, desde sua organização retórica até o modo como seus autores avaliam obras cinematográficas, tendo em vista que a avaliação constitui uma das razões por que lemos esses textos. Para tanto, foram selecionadas vinte resenhas, divididas entre publicações não especializadas e especializadas, entre as quais revistas eletrônicas de cinema, fonte comum de acesso ao gênero nos dias atuais. A organização retórica das resenhas de filme foi estudada com base no modelo de Motta-Roth (1995) para resenhas acadêmicas, inspirado, por sua vez, na abordagem analítica de John Swales (1990) para introduções de artigos de pesquisa. A aplicação de tal modelo aos nossos corpora nos informou que os propósitos comunicativos de resenhas de filme são: descrição, interpretação e avaliação. Além da análise das regularidades que caracterizam o gênero, a partir de seus movimentos retóricos e subfunções, o estudo contou também com levantamento dos recursos semânticos de avaliação presentes nos textos, visando observar como os críticos avaliam um filme e como se posicionam em relação ao que avaliam. A fim de dar conta deste aspecto das resenhas, recorremos à Teoria da Valoração, descrita por James Martin e colaboradores (Martin e White, 2005; Martin e Rose, 2007), a fim de classificar tais recursos e coordená-los com os movimentos avaliativos identificados. Em ambas as análises, comparamos os resultados obtidos entre corpora, buscando detectar possíveis diferenças entre tipos de mídia. A visão funcional sistêmica da qual deriva o modelo de Martin está ancorada em Halliday (2004) e serviu de ponte para a compreensão das relações interpessoais que se estabelecem no discurso aqui enfocado. Nesse sentido, também foram entrevistados leitores, críticos e editores, por constituírem a comunidade discursiva que produz e consome resenhas de filme. Sua visão do gênero é relevante, na medida em que situa os textos no contexto comunicativo de que fazem parte, estabelecendo assim o lado social do gênero. Por fim, os resultados encontrados revelam que há diferenças entre tipos de mídia, tanto no que concerne à organização textual, quanto no que respeita a avaliação dos filmes e dos profissionais envolvidos. Nossas conclusões apontam para maior importância dos propósitos de descrever e interpretar, juntos, sobre o de avaliar, em ambos os tipos de mídia. E para o fato de que a avaliação, em particular, é mais expressiva nos veículos especializados.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF