Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O BRASIL NA MODA: NOVAS REPRESENTAÇÕES DO CONSUMO E PROMOÇÃO DA BRASILIDADE
Autor: GLAUCIA CURTINAZ CENTENO DE REZENDE
Colaborador(es): EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - Orientador
Catalogação: 30/NOV/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16602&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16602&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16602
Resumo:
A relação cultura e consumo se destaca entre as representações sociais que integram a cena contemporânea. Grande parte das negociações engendradas no campo das identidades passa pelo envolvimento do sujeito com os bens que constituem o mundo material e seus significados. Por meio da mídia e da moda, esta relação se fortalece. No Brasil, assim como em outros países, a globalização trouxe uma supervalorização das raízes, da cultura local e uma apropriação do sentimento de brasilidade. A diversidade cultural do País está presente em produtos de vários segmentos, atraindo consumidores tanto no mercado interno como no externo. Partindo da experiência acadêmica de mais de uma década na discussão de temáticas relacionadas à moda e à cultura brasileira, da consulta de sites, publicações e profissionais das mais diversas áreas, propomos uma reflexão acerca desse fenômeno que vem elevando o Brasil a (grande vitrine) ou, ainda, a (laboratório do mundo). Nas bases desse debate, a promoção da imagem do País pode estar atrelada às novas regras do mercado; ao reconhecimento de nossas raízes por meio de novas ferramentas, como o design; e ao surgimento de novas práticas de consumo, mais autorais e menos comprometidas com os padrões vigentes.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF