Título: | TÉCNICAS DE NAVEGAÇÃO 3D USANDO O CUBO DE DISTÂNCIAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
DANIEL RIBEIRO TRINDADE |
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Colaborador(es): |
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - Orientador |
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Catalogação: | 27/SET/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16322&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16322&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16322 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A utilização de visualizadores 3D é algo cada vez mais comum em diversos
ramos de atividades. O surgimento de novas tecnologias, com o resultante
aumento do poder de processamento dos computadores atuais, tornou
possível a criação de ambientes virtuais 3D maiores e mais ricos em detalhes.
No entanto, a navegação em ambientes 3D, especialmente os ambientes
multiescala, ainda é um problema para muitos usuários. O objetivo deste
trabalho é propor soluções para alguns problemas de navegação 3D, a fim
de melhorar a experiência de uso nesse tipo de aplicação. Nesse sentido, são
apresentadas técnicas que permitem ajustar automaticamente a velocidade
de navegação, os planos de corte e o ponto de centro de rotação. É proposta
também uma solução para a detecção e tratamento de colisão entre a
câmera e os modelos da cena, além de uma técnica que visa impedir que
os usuários fiquem perdidos quando nenhum objeto da cena é visualizado.
Essas soluções são baseadas na construção e manutenção de uma estrutura
chamada de cubo de distâncias (cube map, no original em inglês), que
fornece informações sobre a localização espacial dos pontos da cena em
relação à câmera. Atualmente em desenvolvimento no Tecgraf/PUC-Rio, o
SiVIEP (Sistema de Visualização Integrado de Exploração e Produção) é
um visualizador voltado para profissionais da área de exploração e produção
de petróleo, que serviu para a detecção e entendimento dos problemas
mencionados e para a validação das soluções implementadas.
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