Título: | COMERCIALIZAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI: IDENTIFICAÇÃO DO GRAU DE SINTONIA, ENTRE AS VISÕES DE CLIENTES E FORNECEDORES, QUE MOTIVA A COMERCIALIZAÇÃO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ULISSES CHAGAS DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
JORGE FERREIRA DA SILVA - Orientador |
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Catalogação: | 17/SET/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16291&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16291&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16291 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esse trabalho tem como objetivo identificar o grau de sintonia, entre as
visões de clientes e fornecedores, que motiva a comercialização de soluções
tecnológicas, considerando os principais atributos de decisão. Por meio desse
estudo espera-se contribuir para um melhor entendimento do que as empresas de
médio e grande porte buscam ao adquirir soluções tecnológicas, confrontando
com o que os fornecedores consideram mais relevante na oferta de suas soluções.
Ao longo do trabalho, procurou-se inicialmente fazer uma abordagem sobre a
tecnologia da informação (TI), conceituando-a, buscando identificar sua aplicação
e cobrir a importância atual da governança de TI nas empresas. Adicionalmente,
apresentou-se a importância da tecnologia da informação no mundo corporativo,
explorando sua utilização nas organizações e algumas medidas utilizadas para
mensurar o retorno sobre esse investimento. O aspecto comportamental também é
analisado, cobrindo-se o comportamento do comprador e do vendedor
corporativo, no processo de comercialização de soluções tecnológicas. Por fim,
para identificar os atributos comuns que formam as visões de clientes e
fornecedores, utilizou-se grupos de foco, com compradores organizacionais e
fornecedores de soluções de TI. Como resultado, identificaram-se oito principais
atributos: alinhamento estratégico, custo, estrutura corporativa, entendimento da
necessidade do negócio, marca, referências, relacionamento e risco. Em seguida
foi realizada pesquisa de campo com 99 executivos representando compradores e
fornecedores. A análise multivariada dos dados (análise conjunta) permitiu a
identificação das principais convergências entre os segmentos estudados,
comparando as visões de clientes e fornecedores.
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