Título: | A NOVA DIPLOMACIA PÚBLICA DO JAPÃO | |||||||
Autor: |
PLOY KHUMTHUKTHIT |
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Colaborador(es): |
LETICIA DE ABREU PINHEIRO - Orientador MONICA SALOMON GONZALEZ - Coorientador |
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Catalogação: | 03/AGO/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16075&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16075&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16075 | |||||||
Resumo: | ||||||||
No século XXI, a globalização e as novas tecnologias estão
transformando a diplomacia pública. O novo conceito de diplomacia pública surge
como uma forma de diplomacia aberta que tem como objetivo influenciar a
opinião pública em sociedades externas com o cultivo explícito de grupos,
organizações e indivíduos não-oficiais. Junto com a nova diplomacia pública, o
termo soft power - habilidade de alcançar objetivos por meio de influência em
vez da coerção - também está ganhando mais atenção dos profissionais e dos
estudiosos da área de diplomacia pública. Esta dissertação argumenta que, ao
tratar soft power como uma habilidade de atração, a diplomacia pública é um
instrumento político que faz uso dessa habilidade. Examina os métodos e práticas
da diplomacia pública, especialmente o caso do Japão nos últimos anos, cuja
diplomacia pública incorporou a noção de cultura popular japonesa. Analisa as
funções e interações dos principais atores de diplomacia pública japonesa - o
Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Fundação Japão -, bem como explora os
recursos de soft power japonês. Baseado nos resultados, revela-se que os
formuladores de política japoneses exercem a estratégia de diplomacia pública na
cultura pop como uma das estratégias que permite ao Japão exercer os recursos de
soft power, principalmente em suas atrações culturais, conforme a nova concepção
da diplomacia pública. Além disso, a mudança do Executivo japonês também é
um importante determinante do surgimento das novas iniciativas de sua
diplomacia pública.
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