Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: GERADOR DE APLICAÇÕES PARA CONSULTAS A BASES RDF/RDFS
Autor: MARCELO COHEN DE AZEVEDO
Colaborador(es): DANIEL SCHWABE - Orientador
Catalogação: 27/JUL/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15978&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15978&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15978
Resumo:
Com o crescimento da web semântica, cada vez mais bases de dados em RDF contendo todo tipo de informações, nos mais variados domínios, estão disponíveis para acesso na Internet. Para auxiliar o acesso e a integração dessas informações, esse trabalho apresenta uma ferramenta que permite a geração de aplicações para consultas a bases em RDF e RDFS através da programação por exemplo. Usuários podem criar casos de uso através de operações simples em cima do modelo RFDS da própria base. Esses casos de uso podem ser generalizados e compartilhados com outros usuários, que podem reutilizá-los. Com esse compartilhamento, cria-se a possibilidade desses casos de uso serem customizados e evoluídos colaborativamente no próprio ambiente em que foram desenvolvidos. Novas operações também podem ser criadas e compartilhadas, o que contribui para o aumento gradativo do poder da ferramenta. Finalmente, utilizando um conjunto desses casos de uso, é possível gerar uma aplicação web que abstraia o modelo RDF em que os dados estão representados, tornando possível o acesso a essas informações por usuários que não conheçam o modelo RDF.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF