Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: POLÍTICAS EFICIENTES PARA REVISITAÇÃO DE PÁGINAS WEB
Autor: CRISTON PEREIRA DE SOUZA
Colaborador(es): EDUARDO SANY LABER - Orientador
Catalogação: 15/JUL/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15893&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15893&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15893
Resumo:
Uma máquina de busca precisa constantemente revisitar páginas Web para manter seu repositório local atualizado. Uma política de revisitação deve ser empregada para construir um escalonamento de revisitações que mantenha o repositório o mais atualizado possível utilizando os recursos disponíveis. Para evitar sobrecarga de servidores Web, a política de revisitação deve respeitar um tempo mínimo entre requisições consecutivas a um mesmo servidor. Esta regra é chamada restrição de politeness. Devido ao porte do problema, consideramos que uma política de revisitação é eficiente se o tempo médio para escalonar uma revisitação é sublinear no número de páginas do repositório. Neste sentido, quando a restrição de politeness é considerada, não conhecemos política eficiente com garantia teórica de qualidade. Nesta pesquisa investigamos três políticas eficientes que respeitam a restrição de politeness, chamadas MERGE, RANDOM e DELAYED. Fornecemos fatores de aproximação para o nível de atualização do repositório quando empregamos as política MERGE ou RANDOM. Demonstramos que 0,77 é um limite inferior para este fator de aproximação quando empregamos a política RANDOM, e apresentamos uma conjectura de que 0,927 é um limite inferior para este fator de aproximação quando empregamos a política MERGE. As políticas também são avaliadas através da simulação da execução destas políticas para manter o nível de atualização de um repositório contendo 14,5 milhões de páginas Web. Um repositório contendo artigos da Wikipedia também é utilizado nos experimentos, onde podemos observar que a política MERGE apresenta melhores resultados que uma estratégia gulosa natural para este repositório. A principal conclusão desta pesquisa é que existem políticas simples e eficientes para o problema de revisitação de páginas Web, que perdem pouco em termos do nível de atualização do repositório mesmo quando consideramos a restrição de politeness.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF