Título: | PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE FISIOTERAPIA DA REGIÃO NORTE À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: (DES)CAMINHOS DA ADERÊNCIA, POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES | |||||||
Autor: |
RENATO DA COSTA TEIXEIRA |
|||||||
Colaborador(es): |
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador ELIZABETH TEIXEIRA - Coorientador |
|||||||
Catalogação: | 18/JUN/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15780&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15780&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15780 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de
Fisioterapia (DCN/FISIO), houve um aumento expressivo no número de cursos de
graduação em fisioterapia, especialmente em instituições particulares. A Região
Norte apresentou a maior taxa de crescimento desses cursos no Brasil, entre 1999
e 2004. Até 2002, ano de aprovação das DCN/FISIO, existiam apenas seis cursos
nesta região. Atualmente, existem 27 cursos de fisioterapia, dos quais apenas
quatro (15%) mantidos por instituições públicas e 23 (85%) por instituições
privadas. Aliado a este aumento no número de cursos, o perfil de graduação
definido nas DCN/FISIO mudou o paradigma de formação profissional do
fisioterapeuta, originalmente baseado na formação do indivíduo especialista em
técnicas fisioterapêuticas curativas e/ou reabilitativas. A partir das DCN/FISIO
busca-se a formação de um indivíduo com competência técnico-científica,
generalista e humanista, com capacidade crítica e reflexiva, preparado para atuar
no processo saúde-doença pautado em princípios éticos. Segundo a DCN/FISIO,
os cursos já implantados em 2002 tiveram prazo de dois anos após sua aprovação
para se ajustarem à nova diretriz. Este contexto, de mudança e expansão da oferta
de formação do fisioterapeuta, justifica a presente pesquisa, que toma como objeto
de estudo os Projetos-Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de fisioterapia,
tendo como o objetivo geral analisar a aderência dos cursos de fisioterapia da
região Norte às DCN/FISIO. Para tal, realizamos uma análise crítica dos PPC,
com base na metodologia utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2006, no estudo sobre a aderência às
Diretrizes Curriculares de outros cursos da área da saúde, tais como os de
Enfermagem, Medicina e Odontologia. Visitamos, também, as instituições que apresentaram maior e menor aderência às DCN/FISIO e entrevistamos os
coordenadores dos cursos de Fisioterapia, com a finalidade de conhecer como está
ocorrendo a implantação dos elementos destacados como pontos fortes e que
estratégias vêm sendo usadas por esses cursos para superar as fragilidades. Entre
os achados do estudo destacamos, como pontos fortes dos cursos da Região Norte,
aspectos tais como: a construção coletiva dos Projetos Pedagógicos, a construção
interdisciplinar da matriz curricular e/ou a utilização de metodologias que
propiciam esta prática, assim como a integração entre teoria e prática, a presença
de mecanismos de controle do Trabalho de Conclusão de Curso, uma maior
abrangência das áreas de atuação profissional durante o estágio supervisionado, o
incentivo à produção científica, o equilíbrio entre as cargas horárias dos conteúdos
essenciais e a presença de regulamento das atividades complementares. Por sua
vez, destacamos como fragilidades: o indicativo de que o Projeto Pedagógico foi
construído em grupos restritos, a transcrição literal de elementos das DCN/FISIO
no Projeto Pedagógico, a utilização de metodologias de ensino não condizentes
com a perspectiva de formação das DCN/FISIO, a ausência de
interdisciplinaridade, de integração teoria-prática e de elementos que demonstrem
a organização e acompanhamento do Trabalho de Conclusão de Curso, a ênfase
posta no aprendizado técnico em detrimento do aprendizado humano e, a pouca de
abrangência de áreas de atuação profissional durante o estágio supervisionado,
além das inconsistências identificadas entre o texto do PPC e a realidade dos
cursos visitados.
|
||||||||