Título: | AS PRÁTICAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS: PANORAMA E DESEMPENHO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
LUCIANA TERRA TARGINO |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIE AGNES CHAUVEL - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 14/ABR/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15482&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15482&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15482 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Alguns autores apontam que o marketing de relacionamento veio para
suplantar o então considerado obsoleto marketing transacional. Para testar essa
afirmação, autores como Brodie e Munro (1997) e Coviello, Milley e Macolin
(2001), baseados nas definições de marketing relacional de Grönroos (1996),
definiram diferentes tipos de marketing de relacionamento, que foram
posteriormente testados em pesquisas realizadas com empresas em vários países.
Essas pesquisas, porém, revelaram que não há uma substituição de um tipo de
marketing pelo outro, mas sim que o marketing relacional e o marketing
transacional co-existem dentro das empresas. Esta dissertação, baseada em uma
pesquisa exploratória descritiva, realizada por meio de questionário aplicado a 128
empresas, constatou que os diferentes tipos de marketing também co-existem
dentro das empresas brasileiras, mas que a prática do marketing transacional, em
conjunto com o marketing relacional, não trouxe retornos mercadológicos e
financeiros satisfatórios nos últimos três anos para as empresas.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|