Título: | DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
CRISTINA PORTUGAL |
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Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador JUAN CARLOS ARANO GISBERT - Coorientador |
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Catalogação: | 05/ABR/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457&idi=2 [es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457&idi=4 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15457 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta tese refere-se ao estudo, pesquisa e fundamentação teórica da linha de
investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, por meio de um diálogo
interdisciplinar entre Design e Educação. Buscou-se através de métodos e técnicas de
Design identificar de que maneira esta área de conhecimento pode participar dos processos
de ensino-aprendizagem, na configuração de materiais pedagógicos, bem como
potencializar o processo de aquisição de conhecimento. A pesquisa teve por fio condutor o
Multi-Trilhas, objeto de estudo desta tese, que é um jogo para auxiliar a aquisição de
segunda língua por crianças surdas. Este jogo foi desenvolvido à luz de métodos e técnicas
de Design, no âmbito do Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação, da Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Nacional de
Educação de Surdos no Rio de Janeiro. Por meio da articulação de idéias de autores que
fundamentam esta pesquisa, foram trabalhadas questões relacionadas a novas tecnologias,
cultura visual, cultura em geral, imagem, linguagem e construção de significados, aspectos
considerados relevantes para campo do Design de forma geral e para subsidiar a
conceituação da linha de investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, bem
como foram realizados estudos sobre pesquisas de mestrado e de doutorado que tratam do
Design na Educação, enfocando, entre outros aspectos, questões de ensino-aprendizagem;
jogo, linguagem e práticas pedagógicas visuais. A presente investigação estabelece uma
proposta de modelo conceitual de ação pedagógica e uma metodologia para a execução de
projetos no âmbito da linha de pesquisa Design em Situações de Ensino-aprendizagem. A
pesquisa visa, também, contribuir para o planejamento de materiais educacionais que
considerem as especificidades educacionais, seu diálogo e trânsito com a realidade
circundante, objetivando o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem mais
produtivos e interativos.
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