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Título: AND YOU [TEACHER]... DO YOU LIKE LEARNING ENGLISH?: CONSTRUINDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM E DE ENTENDIMENTOS SOBRE AUTONOMIA EM UM ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO
Autor: ANDREA HOUARA LORDELLO LIMA
Colaborador(es): INES KAYON DE MILLER - Orientador
Catalogação: 29/MAR/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15449&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15449&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15449
Resumo:
A presente dissertação busca maiores entendimentos sobre a autonomia do aprendiz e sobre as oportunidades de aprendizagem co-construídas entre uma (ex)aluna de Inglês como Língua Estrangeira e sua (ex)professora, também autora do texto atual, em um estudo de caso desenvolvido em 2008 e no primeiro semestre de 2009. Para tanto, optou-se por revisitar uma pesquisa anterior da autora (Lordello L., 2008), na qual as duas participantes eram, em 2007, aluna e professora, respectivamente, em um curso de idiomas, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Durante aquele período, gravou-se em áudio a maior parte das aulas particulares semanais, o que forneceu o material de análise para o estudo anterior e para o atual. Utilizando-se o arcabouço teórico-metodológico da Prática Exploratória (Allwright & Hanks, 2009), selecionaram-se momentos de uma das aulas nos quais as autonomias da (ex)aluna e da (ex)professora pudessem ser melhor percebidas na co-construção da interação das duas participantes. Como a então aluna desligou-se do curso, no fim do primeiro semestre de 2008, organizou-se um encontro com a mesma para que ela pudesse participar ativamente no trabalho interpretativo dos excertos selecionados. Analisaram-se aqueles recortes através dos conceitos da lingüística socio-interacional (Goffman, 1974; Gumperz, 1992). A relevância deste tipo de participação da (ex)aluna e da professora na presente investigação justifica-se pelo desejo de melhor entender as múltiplas oportunidades de aprendizagem e de entendimentos co-construídas. Emergem, por vezes, complexas e conflitantes visões de um mundo plural e multifacetado, no qual as duas participantes co-constroem suas autonomias e a si mesmas, discursivamente.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE E ANEXOS PDF