Título: | O ENSINO DE PROJETO NA GRADUAÇÃO EM DESIGN NO BRASIL: O DISCURSO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |||||||
Autor: |
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador |
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Catalogação: | 26/MAR/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15439&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15439&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15439 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Um dos pontos centrais nas discussões sobre a pedagogia do design refere-se
ao ensino de projeto e ao campo de conhecimento relativo ao processo projetual
de configuração de objetos ou sistemas de informações visuais. Historicamente,
o desenvolvimento do projeto tem sido visto como ponto de convergência e de
articulação dos diversos níveis de saberes adquiridos durante o curso, de forma a
conjugar experiências, reflexões, análises e ações práticas. Por conta destes fatores,
assumiria um papel nuclear, estrutural, não só em termos curriculares mas, especialmente,
no sentido pedagógico e cognitivo. Entretanto, o pleno funcionamento do
ensino de projeto com o enfoque de espinha dorsal do curso e motor da formação
do conhecimento específi co em design foi bastante difi cultado no período em que
vigorou o Currículo Mínimo, estabelecido pelo Conselho Federal de Educação em
1987, por conta de sua estrutura pouco flexível. Com o estabelecimento das Novas
Diretrizes Curriculares Nacionais - LDB 9.394/96, as instituições de ensino
ganharam autonomia e flexibilidade para definir as propostas pedagógicas e curriculares
de seus cursos de graduação. Nesse contexto, refl etir sobre as inúmeras
questões que permanecem ou despontam no âmbito do ensino de projeto torna-se
imperativo. Essa tese tem como objetivo traçar um panorama da construção de uma
realidade relativa ao ensino de projeto em design, conforme está sendo vivenciada
em diferentes contextos do país, a partir da identificação e análise de aspectos relevantes
do discurso construído na prática pedagógica de um grupo de professores
de disciplinas de projeto. Utiliza o método de análise de discursos com o intuito de
revelar indicadores daquilo que compõe opiniões, idéias, convicções, conflitos e
questionamentos, entre outros aspectos, gerados pela experiência dos docentes que
fazem parte do grupo selecionado. O detalhamento metodológico observou alguns
princípios básicos do Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS)
desenvolvido por Nicolaci-da-Costa. As questões abordadas são discutidas sob a
ótica da experiência educacional, percebendo-a como território politico, como uma
construção social, resultante de um processo histórico. Os pontos centrais relacionam-
se à concepção de conhecimento e de educação, assim como à visão e postura
frente aos paradigmas e modelos pedagógicos.
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