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Estatística
Título: UMA ANÁLISE DESCRITIVA SOBRE O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DOS TRABALHADORES MADUROS PARA OS MAIS JOVENS NAS ORGANIZAÇÕES
Autor: DANIELLE DIDIER LYRA
Colaborador(es): SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Catalogação: 25/MAR/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15433&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15433&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15433
Resumo:
O objetivo dessa pesquisa é investigar e descrever como a dinâmica de transmissão de conhecimento tem sido vivenciada especificamente pelos trabalhadores maduros, em duas empresas públicas. O trabalhador maduro costuma assumir um papel relevante dentro das organizações, já que seus anos de trabalho e experiência lhe renderam a aquisição de um tipo de conhecimento que envolve não somente aspectos técnicos e explícitos, mas também um componente tácito, que não é tão facilmente codificado e transmitido. Considerando ainda, que estes indivíduos se encontram perto da aposentadoria, sua capacidade de transmitir conhecimento acaba por refletir e determinar a capacidade da própria organização em reter e preservar sua memória organizacional. Para tanto, realizou-se dois estudos de caso com base em entrevistas semiestruturadas. Descobriu-se que ao longo da história das empresas em análise houve algumas iniciativas descontínuas orientadas para a estruturação do processo de transferência de conhecimento. Além disso, a análise do conteúdo das entrevistas realizadas revelou quatro categorias: a) conversão de conhecimento: processos, entraves e condições facilitadoras, b) relação entre a cultura e a aprendizagem organizacional, c) as percepções do olhar maduro sobre relações, papéis, postura do aprendiz e processo de aprendizado do aprendiz e d) oportunidades geradas pelo conhecimento adquirido. A principal dificuldade apontada pelos entrevistados diz respeito à falta de estruturação relacionada aos processos de gestão do conhecimento. Em consequência, predomina a passagem de conhecimento informal de modo que cada trabalhador maduro desenvolve sua própria metodologia de ensino.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF