Título: | UMA ANÁLISE DESCRITIVA SOBRE O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DOS TRABALHADORES MADUROS PARA OS MAIS JOVENS NAS ORGANIZAÇÕES | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
DANIELLE DIDIER LYRA |
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Colaborador(es): |
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador |
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Catalogação: | 25/MAR/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15433&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15433&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15433 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O objetivo dessa pesquisa é investigar e descrever como a dinâmica de
transmissão de conhecimento tem sido vivenciada especificamente pelos
trabalhadores maduros, em duas empresas públicas. O trabalhador maduro
costuma assumir um papel relevante dentro das organizações, já que seus anos de
trabalho e experiência lhe renderam a aquisição de um tipo de conhecimento que
envolve não somente aspectos técnicos e explícitos, mas também um componente
tácito, que não é tão facilmente codificado e transmitido. Considerando ainda, que
estes indivíduos se encontram perto da aposentadoria, sua capacidade de
transmitir conhecimento acaba por refletir e determinar a capacidade da própria
organização em reter e preservar sua memória organizacional. Para tanto,
realizou-se dois estudos de caso com base em entrevistas semiestruturadas.
Descobriu-se que ao longo da história das empresas em análise houve algumas
iniciativas descontínuas orientadas para a estruturação do processo de
transferência de conhecimento. Além disso, a análise do conteúdo das entrevistas
realizadas revelou quatro categorias: a) conversão de conhecimento: processos,
entraves e condições facilitadoras, b) relação entre a cultura e a aprendizagem
organizacional, c) as percepções do olhar maduro sobre relações, papéis, postura
do aprendiz e processo de aprendizado do aprendiz e d) oportunidades geradas
pelo conhecimento adquirido. A principal dificuldade apontada pelos
entrevistados diz respeito à falta de estruturação relacionada aos processos de
gestão do conhecimento. Em consequência, predomina a passagem de
conhecimento informal de modo que cada trabalhador maduro desenvolve sua
própria metodologia de ensino.
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