Título: | AVALIAÇÃO DOS PRÊMIOS DE TAMANHO E CONTROLE NAS FUSÕES E AQUISIÇÕES DE EMPRESAS NO BRASIL | |||||||
Autor: |
BRUNO GONCALVES MACEDO |
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Colaborador(es): |
LUIZ FELIPE JACQUES DA MOTTA - Orientador |
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Catalogação: | 15/MAR/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15384&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15384&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15384 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Os tipos e magnitudes de prêmios e descontos nas avaliações de empresas
são freqüentemente os maiores responsáveis pelas diferenças entre os valores
encontrados pelas partes envolvidas em uma negociação. Os descontos principais
são devidos à compra de participação minoritária, ao tamanho e à iliquidez da
empresa. Evidências empíricas indicam que esses descontos são substanciais,
geralmente bem maiores do que as pessoas imaginam até terem acesso à dados de
mercado. O presente trabalho tenta avaliar a existência do efeito tamanho e do
efeito controle nas transações de fusões e aquisições (F&A) de empresas de
capital aberto no Brasil, utilizando-se como parâmetro o índice preço-lucro (P/L)
das transações. A amostra utilizada nesta pesquisa contou com 91 transações de
F&A no período compreendido entre janeiro de 1997 a julho de 2008. Neste
trabalho, revelou-se que o desconto de tamanho no Brasil, da ordem de 44%, está
em linha com estudos realizados na Argentina, da ordem de 50%. Entretanto, o
desconto de tamanho foi constatado ser mais do que o dobro relatado pelo mesmo
autor nos EUA, da ordem de 20%. Para o caso do efeito de controle, encontrou-se
um prêmio da ordem de 187%, bem superior ao reportado em estudos nos EUA
(cerca de 32%), ou daquele encontrado em estudo empírico na Argentina (39%),
revelando o elevado valor atribuído ao acionista controlador nas empresas de
capital aberto no Brasil.
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