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Estatística
Título: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO PLANO FEDERAL DE 2001 PARA O ESCOAMENTO DA SOJA DO MATO GROSSO AO MERCADO INTERNACIONAL SOB O PONTO DE VISTA DE MEMBROS DA CADEIA
Autor: BEATRIZ COSTA SOARES
Colaborador(es): ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador
Catalogação: 15/MAR/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15383&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15383&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15383
Resumo:
A partir da década de 1970 a problemática da logística na cadeia produtiva da soja no Centro-Oeste brasileiro ganhou relevância no cenário nacional. No início do ano 2000 o governo brasileiro expõe esta preocupação com o desenvolvimento de um plano estrutural que visava caracterizar as diversas possibilidades de ligações terrestres e fluviais entre o Brasil e os países importadores de seus produtos. Este plano foi lançado em 2001 e prevê uma reavaliação em 2015. Transcorrido exatamente a metade deste período, o presente trabalho objetiva analisar como o escoamento da soja produzida no estado do Mato Grosso tem se beneficiado deste plano. O trabalho procura identificar a importância do uso do modal ferroviário e dos avanços alcançados com a aplicação do plano sob o ponto de vista de membros da cadeia. Buscou-se também identificar os entraves ainda encontrados para o escoamento da soja produzida na região. A pesquisa tem caráter qualitativo, realizada a partir de dados secundários e entrevistas com diferentes elos da cadeia da soja. Revisando o conceito de logística e a sua aplicação para formar sistemas integrados de distribuição física, fica evidente a necessidade de se buscar modais alternativos para o escoamento da commodity. O modelo predominante do uso do transporte rodoviário mostra-se mais custoso e também apresenta vários entraves, devido às condições das rodovias brasileiras. Todavia, a implantação dos planos do governo federal, com a expansão do transporte ferroviário, ainda é incipiente.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF