Título: | UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO PLANO FEDERAL DE 2001 PARA O ESCOAMENTO DA SOJA DO MATO GROSSO AO MERCADO INTERNACIONAL SOB O PONTO DE VISTA DE MEMBROS DA CADEIA | |||||||
Autor: |
BEATRIZ COSTA SOARES |
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Colaborador(es): |
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador |
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Catalogação: | 15/MAR/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15383&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15383&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15383 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A partir da década de 1970 a problemática da logística na cadeia produtiva
da soja no Centro-Oeste brasileiro ganhou relevância no cenário nacional. No
início do ano 2000 o governo brasileiro expõe esta preocupação com o
desenvolvimento de um plano estrutural que visava caracterizar as diversas
possibilidades de ligações terrestres e fluviais entre o Brasil e os países
importadores de seus produtos. Este plano foi lançado em 2001 e prevê uma
reavaliação em 2015. Transcorrido exatamente a metade deste período, o presente
trabalho objetiva analisar como o escoamento da soja produzida no estado do
Mato Grosso tem se beneficiado deste plano. O trabalho procura identificar a
importância do uso do modal ferroviário e dos avanços alcançados com a
aplicação do plano sob o ponto de vista de membros da cadeia. Buscou-se também
identificar os entraves ainda encontrados para o escoamento da soja produzida na
região. A pesquisa tem caráter qualitativo, realizada a partir de dados secundários
e entrevistas com diferentes elos da cadeia da soja. Revisando o conceito de
logística e a sua aplicação para formar sistemas integrados de distribuição física,
fica evidente a necessidade de se buscar modais alternativos para o escoamento da
commodity. O modelo predominante do uso do transporte rodoviário mostra-se
mais custoso e também apresenta vários entraves, devido às condições das
rodovias brasileiras. Todavia, a implantação dos planos do governo federal, com a
expansão do transporte ferroviário, ainda é incipiente.
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