Título: | REDUÇÃO DE ATRITO EM ESCOAMENTO LAMINAR POR LUBRIFICAÇÃO DE PAREDE COM RANHURAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
JULIO RAUL SIERRA VASQUEZ |
||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCIO DA SILVEIRA CARVALHO - Orientador LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Coorientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 04/MAR/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15347&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15347&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15347 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivo: Uma parte significativa das reservas mundiais de petróleo é encontrada
na forma de óleos pesados. Estes óleos pesados possuem alta viscosidade
de 100 - 10000 cP, que torna seu transporte altamente complexo e custoso.
Vários métodos foram desenvolvidos para reduzir a perda de carga de escoamentos
laminares de óleos de alta viscosidade. Entre os mais utilizados,
pode-se citar o bombeio de um fluido de baixa viscosidade perto da parede
do tubo com o óleo viscoso sendo transportado no centro, conhecido como
core-annular flow. Neste trabalho, uma alternativa ao core-annular flow é
estudada. O método é baseado na utilização de micro ranhuras da parede do
duto preenchidas com um liquido de baixa viscosidade. Este método tem o
potencial de evitar alguns dos problemas que ocorrem no uso de core-annular
flow. A análise do efeito das diferentes propriedades dos fluidos, condições
de operação, geometria das ranhuras na perda de carga do escoamento foi
feita através de um estudo numérico e experimental. Resultados indicam as
limitações e potencialidade do uso de micro ranhuras na reduçãode perda de
carga de escoamento laminar.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||
|