Título: | A ELABORAÇÃO DE APOSTILAS PARA A AULA DE LEITURA EM INGLÊS: UM ESTUDO DE CASO | |||||||
Autor: |
JACQUELINE GOMES VICENTE |
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Colaborador(es): |
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - Orientador |
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Catalogação: | 18/FEV/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15194&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15194&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15194 | |||||||
Resumo: | ||||||||
No contexto escolar no Brasil, destaca-se a compreensão leitora como um
objetivo de ensino. No processo de ensino-aprendizagem, essa habilidade vem sendo
identificada com a noção de que o aluno se apropria de gêneros textuais encontrados no
material didático utilizado. Em muitas situações de ensino, por falta de livro didático
adequado, o material é elaborado por professores da instituição, e toma a forma de
apostilas, nas quais é comum utilizar gêneros textuais. As decisões sobre o uso de gêneros
nesses casos dependem da visão que o autor do material tem sobre o alunado e sobre a
natureza do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é
investigar uma série de apostilas destinadas ao ensino de leitura em língua inglesa para
alunos do terceiro ano do ensino médio em um colégio da rede pública, enfocando a
presença de gêneros, e mais especificamente, o gênero artigo de jornal, sendo este o mais
presente nas apostilas examinadas. O estudo procura identificar de que forma o conceito
de gêneros é abordado pelo autor e qual o papel dos gêneros na proposta de ensino. Para
atingir este objetivo, faço a revisão da literatura sobre gêneros, especialmente, a noção
adotada por Dolz & Schneuwly (2004), e sobre a abordagem instrumental à leitura. O
estudo se detém nos enunciados propostos pelo autor do material, sendo que se pressupõe
que os enunciados assinalam a direção da tarefa, seja para conteúdo, estrutura ou outro
aspecto do trabalho com gêneros. A metodologia de pesquisa se desenvolve em duas
partes. Uma é a análise dos conteúdos, na proposta de Ramos (2004), da formatação das
apostilas, e dos enunciados nas tarefas. A segunda parte da metodologia é constituída de
duas entrevistas com o autor das apostilas, sobre o processo de elaboração do material, os
objetivos pedagógicos e a metodologia do autor, além de sua visão de gêneros como norte
para a confecção de material didático. Pela análise das entrevistas, pode-se dizer que a
noção de gênero é vista como oferecendo pouca base para o ensino. Pela análise das
apostilas, pode-se observar que o material destaca a fase do detalhamento dos tópicos.
Porém, a fase de aplicação (Ramos, 2004), onde o aluno poderia se apropria do gênero
estudado, não é recorrente nas tarefas elaboradas pelo autor.
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