Título: | NÓS SOMOS A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: IDENTIDADE INSTITUCIONAL E EXCELÊNCIA ESCOLAR NO COLÉGIO PEDRO II | |||||||
Autor: |
MARIA CRISTINA DA SILVA GALVAO |
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Colaborador(es): |
ZAIA BRANDAO - Orientador |
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Catalogação: | 04/FEV/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15118&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15118&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15118 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta pesquisa situa-se no centro das indagações sobre os objetivos da
educação institucionalizada e sobre o cumprimento, por parte da escola, daquilo
que oficialmente ela promete – a democratização do conhecimento escolar. Foram
investigadas as condições de produção do ensino considerado de qualidade em
nosso sistema escolar público, através do estudo de caso da Unidade Humaitá II,
que integra a rede de 13 Unidades Escolares do Colégio Pedro II, instituição
considerada um marco na educação brasileira porque sua história se origina na
própria história social, política e cultural do país, sendo uma escola percebida
como lócus de produção de elites escolares na perspectiva do imaginário social.
Para investigar a identidade institucional dessa escola pública de prestígio,
assumiu-se a hipótese de que o rendimento dos alunos é diretamente influenciado
pelo clima do estabelecimento, recorrendo-se a aspectos atribuídos ao clima
escolar e que foram destacados como fatores que outorgam diferenciação de
qualidade às escolas. A noção de clima se mostra como um fator primordial para o
estudo da identidade dos estabelecimentos de ensino. Concebidas como
organizações sociais, as escolas distinguem-se entre si, com seus modos próprios
de funcionamento e seus sistemas sociais de relações. O trabalho de campo foi
realizado ao longo de 2007 e 2008 e os dados foram coletados através dos
seguintes procedimentos: observação nos espaços coletivos, observação em salas
de aula, entrevistas semi-estruturadas (formais e informais) com professores,
alunos e funcionários e pesquisa em documentos. Para operacionalização do
conceito de clima escolar e análise das investigações, foram tomados como
referência teórico metodológica os autores Antonio Nóvoa, Leila Mafra, Luc
Brunet, Olivier Cousin, Pascal Bressoux , Teixeira Lopes e Manuel Jacinto
Sarmento. A partir da análise do material empírico foi possível identificar, no
contexto institucional da escola investigada, a configuração singular do conjunto
de características que constituem sua imagem de excelência. O sentimento de
pertencimento e a identificação dos integrantes da escola com o universo
identitário do Colégio Pedro II, a diversidade na origem social dos estudantes,
bem como a formação e o comprometimento dos docentes são as singularidades
institucionais que distinguem a Unidade Escolar Humaitá II, possibilitando à
maior escola pública brasileira fornecer um bom atendimento de Ensinos
Fundamental e Médio e ser detentora de desfechos escolares socialmente
valorizados.
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